6 de março de 2014

Quando as aulas vão começar de verdade?

Conversando com uma amiga professora, ela me disse uma triste realidade da educação brasileira, que "só começará a dar conteúdo depois do carnaval".

Na maioria das escola, as aulas começaram dia 3 de fevereiro, então os alunos ficaram mais de um mês sem matéria, conteúdo? É isso mesmo? Sim, é isso mesmo. 

Ao pedir para os alunos levarem o livro, eles se revoltaram e disseram que era 'ordem' da direção levar o livro depois do carnaval.

Bem, ela tentou. Passou atividades no quadro, xerocopiou algumas por conta dela, mas... sem muito sucesso.

A rotina nesse último mês foi regado de... NADA!

E olha que isso é só o começo, porque ainda teremos a Copa do Mundo e Eleições. Acredito que muitos pensarão que o ano só começará depois da Copa...

Hmmm, esqueci de mencionar a disciplina que essa professora leciona... Matemática! Sim, para a segunda etapa do Ensino Fundamental.

Lamentável.


Professora Genis Borges



Um comentário:

Denise Rangel disse...

Bom dia, professora Genis!
Realmente, esta realidade ocorre, no início do ano, porque o Carnaval costuma ocorrer em fevereiro, cortando o planejamento. As revisões são comuns antes do Carnaval. Como este ano o Carnaval aconteceu em Março, não faz sentido o conteúdo escolar iniciar em fevereiro. Acredito que o professor tem autonomia para decidir como vai ministrar suas aulas. Um mês sem conteúdo não faz o menor sentido mesmo.
Beijo, menina