9 de março de 2014

Importancia das brincadeiras dirigidas

Importância das brincadeiras dirigidas

(Anne Lieri)




Brincar é uma maneira de aprender, mas não apenas livremente. Quando a professora dirige uma brincadeira a criança também aprende muito!

Reservar um tempo diariamente para brincadeiras dirigidas é uma prática que traz excelentes resultados no comportamento da sala em geral.

Dentre outras coisas brincar desenvolve a atenção, a disciplina, o respeito, a coordenação, o equilíbrio, a interação e a auto confiança.

Exaltar conteúdos é importante mas não é tudo, portanto para a próxima aula inclua uma saída para o pátio e promova uma brincadeira. Eles irão adorar e você verá os resultados no dia a dia!

Deixo aqui uma dica de brincadeira:

Apanhador de batatas

Material
Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.

Desenvolvimento
Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as "batatas"). O educador deve distribuir as "batatas" em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as "batatas" e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de "batatas".



Quer mais brincadeiras? Clique no site abaixo:







2 comentários:

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Delícia de brincadeira Anne, bem dinâmica e divertida! Com certeza eles apreciam! A brincadeira livre tem seu valor, assim como a dirigida que a criança aprende muito com as orientações do professor...

Um beijo!

Bergilde disse...

Anne,bom dia!
Amei a dica de brincadeira e é um fato que brincando as crianças aprendem com muito mais gosto,fortalecendo os vínculos de sociabilidade com os companheiros e professores também.E com toda a concorrência tecnológica do mundo moderno,o educador precisa conectar mesmo seus objetivos de conteúdos nas aulas com atividades dinâmicas como esta aqui proposta.Abraços,