25 de fevereiro de 2014

A importância da rotina na Educação Infantil

Todos nós sabemos como é importante para uma criança ter rotina, na escola ela também é necessária! A Educação Infantil deve considerar a organização do cotidiano enquanto a criança está no ambiente escolar.

A rotina proporciona estabilidade e segurança, maior facilidade na organização espaço-temporal e evita o sentimento de ansiedade que um dia inteiro na escola pode causar.

é importante sempre no início da aula conversar com os alunos sobre quais atividades teremos, registrar em uma lista(para os maiores) ou mostrar através de figuras(veja a imagem abaixo) como será o dia na escola.


As imagens você pode encontrar em vários sites na internet.

Eu fazia muito com meus alunos as fichas utilizando o próprio desenho deles: escrevia a atividade e pedia para desenharem. Ficava muito legal e ainda tinha a participação da criança.

O momento da escolha das atividades é feito após um planejamento da professora. Essa rotina pode ser modificada, porém é importante que os alunos participem dessa mudança!

Professora Melissa


6 comentários:

Bell disse...

Perfeito, eu acredito que o que falta na vida das crianças é a rotina.
Vejo muitas sem horário para nada, fazem o que querem e qdo querem.


bjokas =)

Desirée Tapajós disse...

Melissa me enche de esperança saber que existe professores com vc que se preocupam com as crianças, espero que a professora das minhas meninas tenha esse mesma preocupação

Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

Brenda Kayene disse...

Rotina é importante pra tudo, né? Fora que passa segurança pra criança. Estou lutando pra colocar a rotina aqui de casa de volta nos trilhos rs

Beijos!

Ivaneide Henrique disse...

Olá Toninha!!!

Eu também já trabalhei com Educação Infantil e rotina é uma palavrinha mágica que deve ser utilizada sempre, especialmente em sala de aula.

Beijos e fique com Deus

melissa disse...

Obrigada pelo carinho!

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

A rotina é muito benéfica em todos os setores da vida.. e em todos os lugares... Ela nos organiza, nos deixa mais centrados sem bagunçar muito a vida.. as vezes sair fora dela é uma delicia.. mas isso quando a temos todos os dias, então essa quebra é muito bem vinda!

Beijos