29 de outubro de 2013

Avaliação na Educação Infantil

Na Educação Infantil a avaliação do aluno é feita diariamente, através de observações e registros. O professor precisa saber quais são as dificuldades do aluno e também quais foram os seus avanços, sempre com um olhar de que estamos vivenciando um processo e partimos do princípio que o aluno sempre sabe alguma coisa.

Através dessas observações, o professor planeja suas aulas e faz as intervenções necessárias. 

É importante respeitar o erro como forma de construção do conhecimento. Muitas pessoas acham que dentro da proposta sócioconstrutivista,o aluno erra e ninguém corrige. Não é isso, apenas permitimos que a criança tente e erre, em cima disso, direcionamos o conhecimento, apontamos caminhos para a reconstrução deste erro.O professor tem o papel fundamental de mediar esse processo.
Imagem daqui

Segue abaixo, algumas sugestões para que a avaliação tenha sentido:

"Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico. Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia a dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.

Observações e registros sistemáticos:
Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos. 

É real que, no dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças. 

Utilização de diversos instrumentos de registro:
Para darmos espaço à variada expressão infantil, podem-se utilizados como instrumentos de registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e portfólios. 

O professor deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu desenvolvimento. 

Construção de um olhar global sobre a criança 

A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental buscar novos olhares: 
- Recolhendo outras visões sobre ela. 
- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche. 
- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz. 
- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança 
comportar-se de determinada forma na escola/creche. 
- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento."


(Trecho extraído do texto de Samuel de Sousa Santos, diretor da Escola Inglês Curso Escola de Idiomas Ltda)


Professora Melissa
Pérolas da Bia e mais histórias de mãe 





3 comentários:

Gracita disse...

A melhor forma de avaliar os avanços de um educando é através da observação pois é através das suas estratégias que vamos percebendo a forma como ele constrói o seu conhecimento. Excelente artigo. Parabéns!
Beijos

Cris Chabes disse...

Olá Mell, eu concordo com vc e com a GRacita. Mesmo no ensino fundamental quando falo que já avalei o aluno por seu desempenho em sala de aula e nas atividades, os pais sentem-se como se faltasse alguma coisa. Adorei seu texto. Beijocas Cris Chabes

Toninha Borges disse...

Nessas avaliações tem muitos pais que não aceitam e nós na escola trabalhamos com cores.
É complicado viu.
Bju