27 de agosto de 2013

Trabalhando com Material Dourado

Comecei a usar com meus alunos do 1 ° ano o material dourado, também denominado  "material das contas", um excelente recurso para trabalharmos a matemática de maneira desafiadora e divertida ao mesmo tempo.

O material dourado foi criado pela médica e educadora Maria Montessori para que as crianças pudessem perceber através de um material concreto como é o sistema de numeração decimal e para facilitar a compreensão  sobre as operações(adição, subtração, multiplicação e divisão).

Esse material é normalmente confeccionado em madeira e composto por cubos, placas, barras e cubinhos.

Para que as crianças conhecessem melhor e tivesse mais intimidade com este material, deixei que brincassem de forma livre e foi um sucesso. Criaram ruas, casinha, estrada, prédios, cubinhos viraram joaninhas e a construção virou arte.


O próximo passo foi utilizar os cubinhos e barrinhas para fazer agrupamentos de 10 em 10, a cada 10 cubinhos, trocamos por uma barrinha. Vivenciando o conceito de unidades e dezenas.

Também aproveitamos o material para as atividades de adição e subtração, com o material concreto as operações puderam ser melhor compreendidas.


Com o material dourado podemos criar diversas atividades. Logo trarei outras dicas...

Professora Melissa


5 comentários:

Toninha Borges disse...

Material Dourado é tudo de bom. Uso e aprovo.
Adoro.
Abraço,
Toninha
http://www.educar-oprimeiropasso.com/
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Uso bastante também é um excelente material, seu trabalho ficou ótimo. Parabéns!Katia Peixoto.

Vanessa Vieira disse...

Muito bom Mel. Gosto muito do trabalho com este material! Beijinhos pra ti! ;)

Genis Borges disse...

Mel, me fez lembrar do tempo que dava aula, como professora regente. Precisei fazer um treinamento pra saber usar o material dourado e ensinar as crianças.
Um ótimo recurso para a aprendizagem da matemática!!
Bjus, Genis

Anne Lieri disse...

Lembro que tivemos um curso na escola pra aprender a trabalhar com material dourado.Esse é o tipo de coisa que deveriam ensinar nos cursos de Pedagogia. Muito bom!bjs,