12 de junho de 2013

"Mandacaru quando fulora lá na seca"

Na festa junina desde ano escolhi uma música do Luiz Gonzaga para ensaiar com minha turminha de 3ª ano e logo surgiu a pergunta:

_ Professora, o que é Mandacaru?

Respondi que nunca vi a planta, mas que a letra da música indicava ser uma planta da caatinga! 

Dai veio a segunda pergunta que motivou a turma a pesquisar sobre a história, cultura, hábitos e músicas da região Nordeste: 

_ Professora o que é Caatinga?


Mandacaru quando fulora lá na seca, é o sinal que a chuva chega no sertão. 
Toda menina que enjoa da boneca é sinal de que o amor já chegou no coração.......


"mandacaru planta da caatinga. Os habitantes da região Nordeste associam à floração do mandacaru a chegada das chuvas. As flores do mandacaru apresentam coloração branca e abrem na madrugada quando são polinizadas, principalmente pelos morcegos. Durante o dia a flor começa a murchar e ainda serve de fonte de alimento para muitas abelhas nativas. O fruto do mandacaru é de cor avermelhada é muito apreciado pelos pássaros que consomem a polpa com as sementes e realizam sua dispersão em toda caatinga.

A caatinga a savana brasileira. Tem esse nome devido a sua vegetação seca e esbranquiçada. A maioria das plantas perdem as folhas e os troncos ficam secos e brancos. A caatinga abrange de forma contínua o estado da Paraíba, Piaui, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. 

Luiz Gonzaga consagrou o mandacaru com o xote das meninas em 1953, onde ele cantava que “mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no Sertão...”.  O compositor mencionava sempre em suas letras um pouco da história da sua região e das dificuldades vividas pelo povo nordestino.


Luiz Gonzaga foi um compositor popular que nasceu em Pernambuco e conheceu bem as dificuldades vividas pelo povo durante o período da seca, em que nenhuma lavoura sobrevive e que a população assim como os animais sofrem com a falta de água.

Esse foi só a primeira parte da pesquisa, enquanto ensaiamos outras curiosidades surgiram. O modo de falar "fulora" , por que não chove como aqui, e como os meninos vão tocar sanfona e triangulo, eles também queriam saber como era o som,quanto pesava, quem inventou. Mas essa parte da pesquisa vai ficar para o próximo post......


Beijocas
Cris Chabes


6 comentários:

Gracita disse...

Oi Cris
Que belo trabalho minha querida. O que nos dá motivação é o interesse dos alunos e aqui você nos premiou com uma dica incrível. Parabéns. Aproveito e lhe desejo "Feliz dia dos namorados"
Beijos
Gracita

Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

Que belo trabalho de divulgação e educação,amiga.

E adoro essa música.Agora fiquei sabendo mais!

Recebi sua atualização,pois seu blog está na minha lista de favoritos.

Beijos e feliz dia dos namorados


Donetzka

Genis Borges disse...

Adoro quando surgem atividades assim.
Parabéns amiga.
Bjus.

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Cris. Amo demais teu trabalho!
Adorei o tema!

Nota mil pra ti e para teus pequenos!

Anne Lieri disse...

Oi Cris!Sempre textos excelentes e como é importante esse contato das crianças com nossa cultura.Uma aula de tirar o chapéu,parabéns!bjs,

Toninha Borges disse...

Linda o texto e quantas disciplinas podem trabalhar sobre esse tema.
Vou levar pro meus alunos como curiosidade.
Bju