25 de maio de 2013

Problema com dislexia em sala de aula


Atualmente, temos convivido com casos de crianças com dificuldades em sala aula e muitas têm encaminhamentos que levam à suspeitas diversas. Uma dessas suspeitas  é a dislexia.
O professor por não saber como lidar com isso, fica esperando uma posição  que, na sua maioria  leva tempo, pois envolve psicólogos, fonos, psicopedagogos fechar um diagnóstico para poder trabalhar com a criança.
E pensando nas dificuldades de você  professor que está lendo agora, eu costumo fazer alguns "testes" quando tenho dúvidas de qual caminho seguir, principalmente quando estou na alfabetização. 
Os disléxicos geralmente têm muita dificuldade na decodificação de escrita e de símbolos gráficos, o que compromete muito a aprendizagem da leitura e escrita e a compreensão.
Como há muitos professores que também gostam de trabalhar com atividades diversificadas e sei que há uma grande quantidade de fonos, psicopedagogas e psicólogas que visitam o blog, achei legal disponibilizar duas atividades para disléxicos. 
Para ter acesso a elas é preciso acessar o link Educar - O primeiro passo. São simples, mas mesmo assim espero ter contribuído de alguma forma para o seu trabalho. 
Boa aula!

4 comentários:

Anne Lieri disse...

Toninha,que assunto de vital importancia!Lembro quando me formei tinha um aluno com dislexia,só que eu...não sabia o que era dislexia...tive que pesquisar pra chegar a essa conclusão e conseguir um encaminhamento pra ele.Penei!...rss...se tivesse esse texto seu naquele tempo como seria bom!bjs,

cris chabes disse...

Olá Toninha nós professores podem até detectar uma dificuldade mas nunca diagnosticar, isso é função do especialista. Corremos o risco de rotular a criança.
A dislexia é um problema até comum, mas que precisa de uma série de exames para comprová-lo,
Beijocas
Cris Chabes

Toninha Borges disse...

Obrigada Anne.
Bju

Toninha Borges disse...

Realmente Cris longe de mim querer colocar-me como uma especialista no assunto mas que algumas atividades nos ajudam detectar o problema ah isso ajuda.
bju