13 de maio de 2013

Ética e moral

Ética e Moral são assuntos bem presentes em nosso dia a dia. E de tanto mencionarmos acabamos por esquecer ou mesmo equivocar-nos com seus verdadeiros sentidos.  Há algum tempo venho refletindo sobre estes temas e por volta de dois anos deparei-me com Mário Cortella. Professor, filósofo preocupado com a educação e muitas outras coisas que me fez pensar sobre Ética e moral do ponto de vista filosófico.

Em 2011 ele esteve no Programa do Jô e falou sobre o assunto de forma bem instigante. resolvi compartilhá-lo aqui porque penso que Ética e moral devem seguir firmes em nossa profissão. Afinal lidamos com pessoas, com situações adversas e mais do que nunca precisamos ter uma postura profissional embasada!

Confira o que diz Cortella


E você, o que pensa sobre a Ética e a moral? 
Registre seu pensamento!

Boa semana!
Vanessa Vieira

6 comentários:

Augusto Sperchi disse...

Oi Vanessa! Eu tive muitos e bons professores quando cursei Filosofia em São Paulo e um deles foi Mário Cortela. Na época, ainda jovem, já se percebia seu entusiasmo em educar de forma desalienada.
Agora, quanto ao tema, sua pertinência é gritante e deveria ser leitura de cabeceira dos brasileiros, sem exceção.
Ética compreende uma parte da Filosofia que estuda os deveres e ações dos homens em relação à sociedade e seus costumes. Por isso, é uma ciência que estuda a moral. É imparcial, atemporal e está acima do pensamento individual, porque se liga à Humanidade e à Hombridade. A Moral, por muitos conceitos que tenha, não é uma ciência, apesar de estar ligada aos estudos sociais e comportamentais. Ela é parcial, temporal, espacial, circunstancial, limitante e se prende muito ao pensamento individual.
É por isso também que há muitas pessoas moralistas e poucas as que se dedicam a uma existência ética. Somente com uma Educação séria e eficaz seria possível passar esse país a limpo e reordenar sua cultura e seus valores, além de produzir cidadãos éticos e cientes de seus direitos e deveres para com a sociedade.
Tenha bons dias.

Toninha Borges disse...

Eu assisti esse programa.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Bju

Donetzka Cercck Lavrak Alvarez disse...

IMPORTANTE LER MEU ÚLTIMO POST COM TODA A ATENÇÃO!


BEIJOS


DONETZKA

Genis Borges disse...

Eu tive o privilégio de participar de um Congresso com Cortella justamente sobre este assunto e saí de lá com um pensamento muito diferente e o maior importante deles é que nossa profissão precisa urgentemente de ética.
Adoro Cortella, puxa nossa orelha de forma divertida, mas sempre muito profunda.
Bjus, Genis

Anne Lieri disse...

Um excelente video!Temos muito a aprender e mudar em nossa conduta profissional.bjs,

cris chabes disse...

Eu também concordo com vc Genis, a profissional e os profissionais da Educação merecem respeito e precisam de atuar com ética.
Não sou apaixonada por Cortella, mas concordo com o video.
Beijocas
Cris Chabes