1 de maio de 2013

Dia 1º de Maio - Dia Mundial do Trabalho

imagem do google

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. 

É importante trabalhar com os alunos essas datas históricas, pois tudo que vivemos hoje está relacionado a essas conquistas. 

Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

imagem do google
 Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.


imagem do google

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Que reflexões foram feitas na sua escola sobre esse dia?
Compartilhe conosco
Beijocas
Cris Chabes

Texto grifado faz parte do site Brasil Escola.

3 comentários:

Genis Borges disse...

Cris, como falei lá no seu blog, lá na escola não se falou nada sobre esse dia não...
Eu, como vc, apoio o trabalho com as datas históricas.
Bjus.

Toninha Borges disse...

Parabéns pela postagem Cris.
gostaria que todas as professoras tivessem a mesma sincronia neste dia.
Bju

cris chabes disse...

Olá Genis e Toninha é sempre muito difícil falar do assunto com crianças tão pequenas, mas devemos buscar uma linguagem que os faça entender o por que daquela data.
Beijocas
Cris Chabes