17 de maio de 2013

A inclusão escolar e o cotidiano da sala de aula

Há muitos anos fala-se sobre a inclusão escolar. Desde o ano passado, tenho vivenciado experiências com uma aluna que é cadeirante e teve um tipo de paralisia cerebral. Quando me tornei uma de suas professoras, no 8º ano, fiquei muito preocupada e aflita, não me considerava preparada e ainda não me considero plenamente, sempre acho que falta algo. Falar sobre inclusão é bem diferente da prática cotidiana.

O nosso país está realmente preparado para essa tarefa? Não falo somente de escolas públicas, mas de particulares também. Estava pesquisando sobre o assunto e achei esse vídeo, que aborda a questão através da professora Elaine Correa, do CEU Navegantes, em São Paulo. Através de sua própria experiência, ela trata do assunto. O vídeo é bem interessante:



Amigos professores, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto e também perguntar como vocês, que têm alunos de inclusão, trabalham com os alunos. Se possível, utilizar esse espaço para uma troca de experiências. E também saber como os pais lidam com a questão.

Bom fim de semana!
Elaine

2 comentários:

cris chabes disse...

Nossa sensacional esse vídeo. Não pensamos na professora com deficiência. Somente nos alunos. Eles já sentem com as dificuldades de espaço e mobiliário e prédios com instalações adequadas. Muito importante compartilhar.
Beijocas
Elaine.
Cris Chabes

Toninha Borges disse...

Muito se tem falado, refletido e discutido sobre inclusão escolar. Devido à falta de uma proposta pedagógica, o que ocorre nas escolas públicas, até o momento, é a integração escolar e não a tão esperada inclusão.
Bju
Toninha