30 de abril de 2013

Vestibular aos 6 anos?



Na revista Gestão Escolar deste mês veio uma matéria dizendo que a Justiça Federal proibiu a realização de testes e provas de caráter classificatório ou eliminatório para o ingresso no Ensino Fundamental! Em São Paulo esta lei já está valendo,mas aqui no Rio muitas escolas ainda aplicam esse tipo de seleção.

Na minha opinião essas provinhas e testes jamais deveriam ter existido, as escolas com o objetivo de selecionar os "melhores" acabam não dando oportunidade para os demais. Além de estressar a criança com aulas particulares durante todo o ano com atividades de treino mecânico e sem sentido, muitas vezes a escolha é feita sem ter um olhar particular para a criança!

Até entendo a preocupação da família em querer que seus filhos estudem nas escolas ditas como "fortes" e de bons resultados no ENEM, mas isso não garante um futuro melhor para ninguém! Como bem diz o texto "Os processos seletivos provocam ansiedade, pressão e em muitas vezes o fracasso!" 

E vocês, mãe, pai e educadora, o que acham dessas seleções aos 6/7 anos?

Que fique a reflexão...

Professora Melissa

3 comentários:

Genis Borges disse...

Nossa amiga, sem comentários... não entendo como tem famílias que aprovam essa ideia.
Bjus.

Toninha Borges disse...

Credo Melissa, tudo bem dos pais quererem o melhor para seus filhos, mas quem garante que serão bons profissionais com tanta pressão.
Sem comentários.
bju

cris chabes disse...

Nossa, quando meu filho tinha 7 anos eu tentei mudá-lo de escola. Daí ele fez provas (vestibulinho) para ingresso. Infelizmente ouvi que ele não tinha as competências para estudar naquela escola e em outra que ele tinha uma defasagem muito grande em relação aos alunos já ingressos.
...............desafagem????????? Ele estava entrando no 1o. ano.......acabado de sair da pré-escola...............o que queriam..........um gênio com essa idade?
Não aprovo essa medida. Acho que isso é segregação pura.
Beijocas
Cris Chabes