27 de abril de 2013

Um Bom Professor, Um Bom Começo

Saber o que ensinar é fundamental na profissão de um bom professor. Além do domínio pleno do conteúdo, deve-se mostrar que conhece bem o assunto a ser apresentado para os alunos.  

Se o professor não conhecer as diferentes estratégias e metodologias de ensino, de nada adianta dominar a teoria.

As novas tecnologias, só fazem sentido se o professor sabe aonde quer chegar e sabe que determinados conteúdos curriculares podem ter sua aprendizagem facilitada por meio do uso desses ou daquele recurso digital. O docente deve saber criar oportunidades para o aluno aprender com todas as ferramentas de ensino, sejam velhas ou novas.

Para ser professor, não basta gostar de ensinar, tem que gostar também de aprender.  Deve estar sempre se atualizando em relação à aprendizagem das crianças e, como ensiná-las da melhor forma. É preciso conhecer diferentes perfis de estudante e respeitar as diferenças sociais, culturais, étnicas e raciais. Saber ouvir é a ferramenta principal do professor, não pode esquecer de demonstrar interesse por ouvir os alunos. Essa ferramenta ajuda a ganhar a confiança deles além criar vínculos de amizade.

Saber trabalhar em equipe é fundamental e é também um aspecto relevante no trabalho do professor, o que inclui estabelecer parcerias com outros professores que pode ser da mesma escola ou não. Saber também usar e lidar com avaliações de diferentes tipos é imprescindível para aprendizado da turma.



4 comentários:

cris chabes disse...

Olá Toninha, com certeza uma educação de qualidade só é possível com um bom professor.
Por isso a valorização desse profissional é tão importante.
Beijocas
Cris Chabes

✿ chica disse...

Muito legal e bem abordado.Toninha! Gostei de ler! beijos,tudo de bom,chica

Shairane Mello disse...

Boa um bom professor faz tda diferença em nossas vidas, os professores são importantes de mais e devem ser mais valorizados!
bjo
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

Genis Borges disse...

Oi Toninha, um belo tema a ser abordado.
Conheço ótimos professores em conteúdos, mas que não sabem trabalhar em equipe e nem tampouco transmitir o que sabe... quem não conhece um desses, né?
Bjus.