13 de abril de 2013

O que é uma Escola Bilíngue?



A maioria das pessoas não tem conhecimento sobre o assunto e isso acaba mesmo fazendo confusão.  A maioria acha que se trata de uma escola que ensina uma língua estrangeira (Espanhol ou Inglês). Isso não é verdade, uma escola bilíngue é aquela que faz com que o aluno fique imerso ao som de um segundo idioma. Quando o aluno entra em uma escola bilíngue, toda a sua comunicação é feita no segundo idioma, fazendo com que ele o assimile de uma forma natural e espontânea, é como se estivesse se comunicando com língua materna, no nosso caso o português.

Desde a Educação Infantil, todas as disciplinas são ministradas em inglês ou espanhol, isso acontece no tempo em que o aluno permanece na escola. Os professores têm como formação profissional os cursos de Letras ou Pedagogia e fala um segundo idioma fluentemente, seja por terem estudado, morado ou trabalhado em outro país, seja pelo fato de serem estrangeiros. 

A Educação Bilíngue encontra-se  muito lenta em expansão no Brasil, e a maioria das escolas está em São Paulo. As mensalidades dessas instituições de ensino não são mais caras do que as das demais escolas com o mesmo padrão. Quanto mais nova a criança começa a aprender outro idioma, mais fácil é a sua assimilação. Em termos de adaptação, ela tem muito menos dificuldade, ou quase nenhuma. O aluno que se transfere para uma escola bilíngue passa por um processo de adaptação e reforço para poder acompanhar a classe na qual irá estudar.

É muito difícil tornar alguém bilíngue. Fazer uma pessoa falar um segundo idioma de forma automática e fluente, não é uma tarefa fácil. Portanto, quanto mais cedo se inicia esse processo, melhor o resultado.

No Brasil, na maior parte dos estudantes nas escolas bilíngues são estrangeiras e frequentadas por filhos de pessoas que vêm de fora (filhos diplomatas) e também por alunos de famílias que dão grande importância à aprendizagem de outra língua (geralmente, o inglês).





7 comentários:

  1. Olá,
    um post muito interessante!
    Não sabia que aí no brasil uma "escola bilíngue" era uma escola de uma 2ª língua. Aqui em portugal,existem alguns colégios franceses e ingleses. E, quanto mais novo for o aluno mais fácil aprende essa 2ª lingua. Aqui, esses colégios são muito dispendiosos. E, normalmente são frequentados por classe média alta!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante teu post Toninha! Um assunto pouquíssimo falado em nossos dias e que sem dúvida, em tempos de globalização e informatização como os que estamos vivendo, são indispensáveis!!!

    Beijo pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Vanessa.
      Damos importância a tantas coisas pequenas e as vezes esquecemos das principais.
      Obrigada pelo carinho de sempre.
      Bju
      Toninha

      Excluir
  3. Oi Toninha, aqui na cidade tem uma escola que se diz bilingue e sabemos que não é. Muito longe de ser. O que acontece, são aulas de inglês, mas a diferença é que essas aulas são ministradas todos os dias.
    O texto está ótimo e muito explicativo.
    Bjus,Genis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz o texto pensei em vc. Não pq rsrsrs.
      Muito obrigado por ter gostado.
      Bju
      Toninha

      Excluir
  4. Oi Toninha, muito bom o texto, eu estudei em uma escola bilingue.

    Passa lá no blog conferir os sorteios.
    beijos

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou indo Regiane e adoro sorteio.
      Obrigada pela visita.
      Bju
      Toninha

      Excluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!