16 de abril de 2013

Avaliação em Foco: O Impacto de Projetos Sociais na Comunidade


Em entrevista a Revista  Avaliação em Foco, a Pedagoga, Mestre em Educação pelo Centro Universitário de Ribeirão Preto/SP, atua na área de avaliação educacional, ministrando cursos e palestras, Valéria Ap. Souza Siqueira, fala sobre o método de avaliação sobre os Impactos de Projetos Sociais na Comunidade que está sendo aplicado por instituições de terceiro setor (ONGs e Entidades sem fins lucrativos) onde é uma prática recente no Brasil. Valéria Siqueira  reflete sobre o processo avaliativo e suas possíveis implicações, a sua realização se dá através de um órgão financiador. Surgiu como forma de preencher lacuna em áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente. 

É um tema que, embora haja muita polêmica, ganha destaque e interesse de muitas instituições. O projeto social surge através de algum interesse de uma instituição privada como forma de abater impostos, ou como propaganda. Claro que existem também projetos do governo, com objetivos de dar uma ocupação para pessoas de diferentes idades garantindo qualidade de vida. 

Para elaborar um projeto é necessário ver o problema e tentar solucioná-lo através de ações. A importância dos projetos sociais, tem que ir além da questão financeira., muitas das vezes só vem para complementar e é onde o governo deixa a desejar. Independente da atividade que for realizado no projeto, tem que ser bem planejado, ainda mais quando se trata de crianças carentes ou não, pois mantendo uma atividade somente para  distração impede o seu crescimento de alguma forma. 

Para o desenvolvimento dos projetos sociais é fundamental que sejam claros seus objetivos, recursos, parcerias e como será avaliado os resultados. Sabemos que é um processo muito complexo e que gera tempo e sabemos também que muitos estão em vigor sem se quer um roteiro para apresentação do mesmo. Pode-se dizer então que os aspectos mais importantes para elaborar um projeto são: propósito claro, envolvimento correto, perguntas importantes, respostas claras, relatório sucinto e ideias que possam levar à ação.

Para saber um pouco mais sobre Projetos Sociais, clique no link http://avaliaçãoemfoco.com.br/ , e,  veja o depoimento de Valéria Siqueira sobre o assunto.



Resenha Toninha Borges

Assine já a Revista Avaliação em Foco.
Mais informações no site: http://avaliacaoemfoco.com.br/




2 comentários:

Ana Bailune disse...

Bom dia! Projetos devem ser preparados para ser mais que apenas projetos em uma folha de papel; devem ser estudados cuidadosamente, como você diz, e trazidos ao contexto real. Uma pequena sugestão, se me permite: letrinhas um pouco maiores no texto... difícil de ler, mesmo usando meus óculos...

Anne Lieri disse...

Toninha,muito legal sua resenha e tb adorei essa entrevista!Bjs,