22 de abril de 2013

Alfabetização sociconstrutivista

Um texto divertido em formato de receita que mostra um pouco como deve acontecer a alfabetização dentro da proposta socioconstrutivista:



Alfabetização socioconstrutivista®
Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.

Composição:
Planejamento ................................................100 mg Dedicação......................................................100 mg
Intervenção-mediação ................................100 mg Credibilidade.................................................100 mg Mobilização....................................................100 mg
Diversidade de textos ................................100 mg
Amor ..............................................................100 mg


Informação ao professor
O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar. O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende. É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor, selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.

Indicações
É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento.

Contra-indicações
Não tem.

Precauções
O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da intervenção que o professor vai fazer.

Reações Adversas
Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.

Posologia
Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem que a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.

Uso sob prescrição pedagógica.




Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado Mandaguari – Paraná – Brasil

Texto extraído do Curso de Professores Alfabetizadores(Profa)



7 comentários:

Liny Miller disse...

Amei seu blog,e o post!!!
Bjus mil ♥

http://blogluminoso.blogspot.com.br/

cris chabes disse...

Melissa adorei esse texto
Vou divulgar lá no meu blog
Beijocas
Cris Chabes

Genis Borges disse...

Encaminhando para minhas amigas, com certeza!!

Toninha Borges disse...

Amei Melissa vou divulgar viu.
bju

Anelize disse...

Vc é maravilhosa!
Queria que fosses a prof da Maluzinha!
Vou dar o endereço do seu blog pras profes dela, acho q irão amar!
Sempre tem muitas dicas maravilhosas!
Adoro!!
Bjo bjo

Anelize disse...

Texto maravilhoso!
Vou indicar o post para as profs da minha filhota!
Amei!
Parabéns pra vocês que sempre tem textos ótimos por aqui!
Bjs
Ane

melissa disse...

Que bom que você gostou Anelize!
Obrigada!