30 de março de 2013

Trabalhando a Higiene


Professora também tem suas magias...

Quem nunca ouviu falar da Fada dos Dentes. Eu contava essa história para os meus filhos. E carrego comigo até hoje. Diz a lenda que com a perda do dente a criança deve receber um presente simbólico. Mas será que é verdade? Toda criança que perde um dente, é orientado a jogar no telhado, ou então embrulhá-lo e colocá-lo debaixo do travesseiro. Com a minha pesquisa nas livrarias, encontrei uma livro que pode ajudar você educador a trabalhar com os pequenos na sala de aula sobre Higiene Bucal.

Deixo aqui a minha dica de dois livros.



Meu dente caiu!!!

O livro é de Vivina de Assis Viana, mostra a história de Chuim e sua preocupação com o primeiro dente que caiu.






Zezeca

Este é um outro livro de Magna Diniz Matos que mostra o quanto devemos ter cuidados com nossos dentes para se evitar que a Zezeca, uma cárie, faça sua casinha na nossa boca.

Atividades de higiene e cuidado com os dentes, é só clicar no link abaixo e fazer o download das atividades.

Boa aula!!

http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/03/trabalhando-higiene.html



11 comentários:

Augusto Sperchi disse...

Oi Toninha! Apesar de sermos bastante racionais, ainda vemos o mito misturado em tudo. Mas, ele não é como o senso comum, prejudicial, irracional e alienante; porque, bem usado ainda serve para ensinar e fazer com que as crianças adquiram responsabilidade pelos cuidados de higiene. Qualquer subterfúgio que resulte num bem é válido, ainda mais com os pequenos. Sua iniciativa é plausível.
Abraço e boa PPáscoa!

Elaine Cristina Serrano Pirolo disse...

Adorei a dica, Toninha, muito interessante! Amiga, você esqueceu do link. Embora eu não trabalhe com pequenos, fiquei curiosa para saber quais atividades você propõe.

Beijo!

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Olá Toninha! Estou adorando suas postagens! Sempre instigantes!!! Um baço pra ti. Parabéns pela iniciativa!!!

Genis Borges disse...

Oi Toninha, adoro dicas de livros!
Bjus, Genis

Anne Lieri disse...

Toninha,só conheço o primeiro livro e adorei essas dicas!Tb guardo até hoje os dentinhos da Leticia!...rss...bjs,

Toninha Borges disse...

Elaine aí vai o link pra vc.
http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/03/trabalhando-higiene.html
Bju

Toninha Borges disse...

Eu tb tenho os dentinhos dos meus filhos e de meus dois sobrinhos Fabiana e Thiago . Inclusive fiz um cordãozinho com os dentinhos dos meus filhos e uso-o de vez em quando. Gravei os nomes deles. Mãe é isso, acompanha tudo e nos mínimos detalhes.
rsrsrs
Bju Anne

Toninha Borges disse...

Obrigada Genis.
Bju

Toninha Borges disse...

Um abraço pra vc tb Vanessa.
Bju

Toninha Borges disse...

Obrigada Augusto.
É sempre bom vê-lo por aqui dando sua opinião.

cris chabes disse...

Olá Toninha todo ano recebemos na escola a visita do dentista do post de saúde próximo. Os alunos ganham escova, pasta e fio dental e trabalhamos a higiene bucal após o recreio. Com o primeiro ano vou todo dia, já com o segundo e terceiro vou três vezes por semana.
Adorei a indicação dos livros.
Beijocas
Cris Chabes