27 de março de 2013

Psicogênese da língua escrita e a didática



Olá amigos do Educação em foco, nas últimas semanas acompanhamos as aulas sobre A Psicogênese da Escrita e Leitura, elaboradas por Telma Weiz, com a colaboração do MEC. 

Hoje vamos assistir as explicações da educadora sobre o pensamento da criança em cada fase da alfabetização.

Espero que vocês tenham gostado.
Um grande abraço 

3 comentários:

Genis Borges disse...

Cris, fico apaixonada com esses estudos sobre alfabetização.
Grande beijo, Genis

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Estou no mesmo caminho da Genis!!!
Coisa boa demais aprender!!!

Beijocas Cris!

Toninha Borges disse...

Ainda é muito comum encontrarmos professores que ao perguntarmos como ocorre a aprendizagem da língua escrita respondem: “A criança vai juntando as sílabas e formando as palavras, de repente dá na criança um estalo e ela passa a ler e a escrever”. Na verdade, vemos no vídeo proposto pela Cris, que o que acontece não é nenhum sobrenatural e muito menos um estalo. Alfabetizar é um longo processo, em que a criança observa, estabelece relações, organiza, interioriza conceitos, reelabora, até chegar ao código alfabético.
Bju Toninha