16 de março de 2013

Professor-Visual é tudo


É fato dizer que valorizamos muito as coisas visuais. Tudo o que nos cerca é feito com apelos visuais, pois isso atrai o ser humano. Cores, posições, estampas, detalhes e tudo o mais que puder chamar nossa atenção é usado pela mídia. 

O único profissional que ainda não percebeu isso é o professor – alguns deles, claro.

Mesmo que o professor não tenha estudado sobre apelos visuais, é fácil percebê-los e fazer uso deles na sala de aula. A simples palavra em destaque pode chamar a atenção dos alunos pra quele conteúdo. Nossos olhos captam com mais facilidades informações contidas em cantos superiores esquerdos, por exemplo. Todo mundo assiste TV, mas perceberam que a maior parte das marcas costuma colocar seus logos no canto superior da folha, do lado esquerdo, já que é o primeiro lugar para onde provavelmente a pessoa irá olhar. Propagandas de relógios por exemplo, é bem comum colocar os ponteiros marcando o horário 10h10min,  a posição dos ponteiros abertos chamam muito mais a atenção, ainda mais com a abertura para cima.

Muitas das vezes, o professor dá um determinado conteúdo, até o aluno não aguentar mais ver aquilo e ainda por cima o aluno continua a ter dificuldade sobre o assunto. Muda-se então a maneira de explicar aquele conteúdo e as dúvidas persistem, e dessa vez acabam ficando pior do que estava. A velha frase não entendeu nada do que a professora explicou. Bastaria então naquele momento, apenas introduzir o conteúdo de maneira mais chamativa. Isso serve pra qualquer disciplina.

Alguém de vocês se lembra das folhas sem graça que preencheram em seus anos escolares? De como o professor ensinou a dividir pela primeira vez? De como sua professora ensinava a produzir textos? E as aulas de história, geografia e ciência?

Tem coisas que jamais esquecemos e outras que procuramos nem lembrar. É comum na maioria das perguntas que fiz a resposta serem não. Pois eu tenho resposta para cada uma delas e não são nadas agradáveis. A grande maioria dos conteúdos era ensinada de maneira pouco atraente, mecânica e completamente fora da realidade do aluno. Na maioria das vezes uma imagem fala mais do que mil palavras dada.

Hoje o professor pode criar situações que envolvam teatro, material muito colorido e principalmente conhecimento real daquilo que está sendo aplicados, esses são itens fundamentais à boa apreensão do conteúdo de quem assiste à aula.
Quando falamos em Material Concreto, logo os professores associam Material Concreto às séries iniciais. Vamos mudar essa maneira de pensar a vida é cheia de concreto e precisa de um ‘colorido’ sempre, senão cai na monotonia e desmotivação. Aulas com bastantes apelos visuais, bom conhecimento e atividades diversificadas que realmente envolvam os alunos são a chave principais para um bom desempenho das crianças em suas vidas no futuro.

Observe com cuidado no dia-dia da criança, os detalhes que lhe chamam a atenção nos lugares pelos quais ela passa o recreio, aulas de recreação como Educação Física, aulas de arte e de música são muito boas nessas horas. Brinque mais as cores em sua aula façam um diferencial. Aquela partezinha importante que deve chamar mais a atenção de seus alunos e isso representa uma grande diferença na aprendizagem de sua turma.

Boa Aula!

Toninha Borges


6 comentários:

Graziela Sales disse...

Ser professor hoje em dia é uma arte. Admiro os professores.
beijos
maede4princesas.blogspot.com

Prô Cris Chabes disse...

Olá Toninha, realmente se compararmos os trabalhos de nossa época e agora tudo fica muito diferente. Hoje tudo tem apelo visual. Basta entrar na internet e ver a quantidade de links sugerindo que nova busca, pesquisa, visita.
Os trabalhos escolares precisam estar recheados de imagens para que a criança se encante a principio antes de começar a resolvê-los
Até a forma como o professor se comunica com o aluno para explicar precisa ter criatividade, dinamismo e apelo visual. Vale até dançar para explicar.
Essa semana, para explicar que não havia parágrafos em um texto fiz uma curva sinuosa na lousa e dei aquela sambadinha para chamar atenção.
Resolveu! Todos caíram na risada e acordaram para observar a lousa.
Beijocas
Cris Chabes

Elaine Cristina Serrano Pirolo disse...

O trabalho com imagens é fundamental para mim, que sou professora de História. Mapas, charges, quadros, fotos, ilustrações, fazem toda a diferença. Os próprios alunso dizem que têm mais facilidade quando tem uma imagem para olhar.

Elaine

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Oi Toninha! Essencial o teu texto. Realmente muitos ainda não perceberam a valiosidades das cores e o quão úteis elas podem se tornar para nossas aprendizagens. Nota Mil para o teu texto. Espero que ele chegue a muitos professores e que possam contagiá-los de formar arrebatadora!


Mil beijos!

Anne Lieri disse...

Toninha,geralmente o professor das series iniciais sabe bem disso mas, seria bom que aplicasse cada vez mais em suas aulas,pois muitas vezes nos acomodamos a velhos métodos.E como é bom inventar novas maneiras de apresentar um conteudo!Com novo visual com certeza a criança vai aprender bem mais depressa!bjs,

Genis Borges disse...

Uso de tecnologia e dinamismo, essas são as ferramentas essenciais para um bom aprendizado.
Bjus Toninha, Genis