4 de março de 2013

O que é mediar?


Olá pessoal. Hoje venho trazer para vocês uma reflexão que muito me chamou a atenção. E que creio tem chamado a atenção de muitos de vocês também. Sabemos que é comum "sofremos mudanças no meio educacional, nomeações e mais nomeações vem surgindo a cada dia e muitos de nós ainda estamos nos habituando a algumas delas. 
Mas dentre todas há uma que me preocupa bastante MEDIAÇÃO. O que será realmente ser um mediador?   Que funções são atribuídas ao professor que agora passa também a ser chamado de mediador?



Por isso trouxe a vocês um trecho de um artigo ( O perfil do mediador) escrito por Marcos Meier e Gislaine Coimbra Budel que li na Revista Profissão Mestre. 

Logo no início da entrevista os autores mencionam o escritor e pensador Reuven Feuerstein, que discorrendo sobre a mediação diz que a mesma precisa ter algumas características. 

Confiram as características  nos tópicos abaixo:

1 – Intencionalidade e reciprocidade

O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Adaptará a linguagem para que a criança com deficiência realmente compreenda. Usará as tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro. Isso tudo chamaremos de intencionalidade, que é a soma do objetivo com as todas as ações possíveis para que o ensino seja realmente de qualidade. Além da intencionalidade do professor, o aluno precisa desejar aprender. Isso se chama reciprocidade. E o mediador usa estratégias adequadas para encantar o aluno desde o princípio, para chamar sua atenção, para conquistar sua vontade de aprender.

2 – Transcendência

Não basta aprender para fazer uma prova. É preciso que se aprenda de tal forma que seja possível aplicar o conceito construído em qualquer outra situação ou contexto. A compreensão do conceito é tal que a criança passa a aplicar o aprendido em sua própria vida e consegue explicar qualquer nova situação em que o conceito esteja presente.

3 – Mediação do significado

Um conceito realmente compreendido se interliga a outros conceitos já construídos pela criança. O mediador precisa ajudar a criança a fazer isso, principalmente uma criança com dificuldades de aprendizagem. Mediar o significado é mostrar aos alunos onde se aplica o conteúdo recém-aprendido, de que forma esse conteúdo aumenta a compreensão sobre outros fatos e como o conceito pode ampliar a compreensão.


Essas não são as únicas características necessárias à um professor mediador. Como nos dizem os autores, ainda existem outras nove características mencionadas por  Feuerstein. Mas conhecendo estas e aplicando-as o caminho começa a ser trilhado restando aos governantes e responsáveis pela educação proporcionar aos professores que conheçam e entendam as demais para que sejam mediadores cada vez melhores. 

Por tanto queridos, mediar não é somente estar presente em uma ambiente escolar e ser considerado responsável pelos alunos. É mais, é ajudar na produção e internalização de conhecimento. Instruir os alunos para que avancem em sua aprendizagem e se tornem cidadãos cada vez mais atuantes.

Pense sobre isso!

5 comentários:

Anne Lieri disse...

Vanessa,excelente seu texto de hoje!Um professor mediador precisa mesmo estar sempre atualizado e ter sensibilidade para saber o momento certo de atuar e como!Adorei!bjs e boa semana!

Toninha Ferreira disse...

Vanessa, parabéns pela sua colocação. O professor é realmente uma pessoa que media uma relação, um transmissor de informações, um intermediário entre uma aluno e outro.
bju

Augusto Sperchi disse...

Oi Vanessa! Seu texto é bom e pertinente! Mediar, como a palavra já diz, é estabelecer uma ponte entre o que foi aprendido e o que pode ser usado como prática, é estabelecer a importância do conhecimento como o único fazedor do ser humano. Os gregos chamavam a isso de 'logos', essa conexão invisível entre dois cérebros pensantes, onde um transmite o que sabe ao outros sem perda de energia. Para completar, o mediador deve conhecer o contexto onde o aluno vive e convive para melhor estabelecer o logos. Parabéns pelo post. Vocês formam um time perfeito! Abraços!

Tunin disse...

Vou chamar o teu texto, Vanessa, de elegante.O professor precisa ter essa característica de saber fazer essa ponte entre alunos. Quando o professor é provido dessa ferramenta, as relações se tornam mais humanas no ambiente escolar. Parabéns!
Abração, Anne.

Prô Cris Chabes disse...

Olá Vanessa vc publicou um texto que é uma aula. Eu adorei. Sempre falamos em mediar e não percebemos que mediar transcende mesmo nosso entendimento e nossa capacidade de comunicar algo e aprender.
Beijocas
Eu adorei
Cris Chabes