24 de março de 2013

A Páscoa e o ensino religioso


A Páscoa e o ensino religioso nas escolas
(Anne Lieri)



Imagem daqui.

Um dilema para as professoras nesta época de Páscoa é como trabalhar esse assunto sem abordar a questão religiosa de forma tendenciosa.

A ética profissional encaminha o educador para uma atitude laica em sala de aula, visto que o Brasil é um país democrático com relação às escolhas religiosas.

Por este motivo sugiro uma abordagem filosófica do tema, de acordo com a idade da criança.

A partir do significado de “vida nova” muitas conversas podem ser realizadas com os alunos, inclusive direcionando-se para os relacionamentos entre os colegas.

Utilizar a interdisciplinaridade é aconselhável, abordando diversos aspectos (histórico, científico, linguagens, matemática e outros).

Sempre de maneira lúdica a Páscoa pode ser um assunto bastante rico.

Seja através de jogos, artes plásticas, encenações ou músicas, cabe á professora enfatizar o aspecto cultural da Páscoa em nossa sociedade.

Um tema muito gostoso de trabalhar e cada um pode e deve usar toda sua criatividade no momento do planejamento.



 imagem daqui

9 comentários:

✿ chica disse...

Lindo,Anne e vejo que não deve ser nada fácil. Tenho Neno aqui que faz perguntas e me conta o que falou nas aulas de religião,rs... beijos,chica

Elaine Cristina Serrano Pirolo disse...

Que lindo, Anne, adorei sua postagem! Imagino que trabalhar essa questão da religião com os pequenos não é nada fácil. Os meus adolescentes já têm algumas ideias formadas e são mais conscientes dessa questão. Mas, com os menore, todo cuidado é pouco, ainda mais em um tema tão delicado, como a religião.
Mas a abordagem que você propôs é muito legal, parabéns!

Beijo!
Elaine

Roseli Rosa disse...

Oi Anne
Achei seu post lindo também.
Um ótimo domingo!
http://roselirosa.blogspot.com.br/
:*

Profª Lourdes disse...

Boa tarde minha querida Anne, desculpe esta fazendo a visita com um recadinho pronto, estava muito prejudicada com a tendinite e estou evitando digitar, mesmo estando bem melhor, graças a Deus.
É preciso ter força e coragem para seguir em frente e este tem sido o meu lema. Como diz Renato Russo: “Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas, que não teriam acontecido, se tudo tivesse dado certo”. Por isso mesmo estou aqui, com o recadinho colado, mas o importante é que lembrei de você e passei para te desejar muita luz no teu caminho nesta semana Santa, que inicia.
Que o amor de Jesus encha os nossos corações de paz e amor ao próximo.
Abraços, uma linda tarde.
Parabéns! Você é perfeita no que escreve. Sucesso.

Renata Diniz disse...

Anne! É preciso cautela para falar de determinados assuntos numa sala de aula, afinal, o professor é formador de opinião.

Feliz Páscoa!

Beijo!

Genis Borges disse...

Oi Anne, eu me preocupo muito quando o tema é Datas Comemorativas e em especial sobre a Páscoa, que é o tema do post, abordamos falando de partilha e tem dado certo.
Nesse dia, as crianças levam lanches a serem compartilhados e fazemos uma breve reflexão.
Grande beijo, Genis

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida amiga Anne
O lúdico influencia até em nós (adultos) que dirá em crianças criativas como todas são e é só incentivar...
Não pode ser diferente no ensino religioso também...
Uma linda, santa e abençoada Semana pra VC!!!
Bjm de paz e bem

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Gostei de sua reflexão Anne. Nestas horas temos que ter bastante cuidado e principalmente respeito pelas crenças dos outros. Um assunto que deve ser refletido por toda a equipe escolar!

Beijocas!

Toninha Borges disse...

É necessário possibilitar ao educando conhecimentos a respeito não só da experiência do sagrado e também das organizações religiosas, bem como de fundamentos de vida não religiosos, que também levam à compreensão da realidade.