31 de março de 2013

A importância dos contos de fadas


A importância dos contos de fadas na educação infantil
(Anne Lieri)

Imagem daqui

Os contos de fadas são fundamentais para a formação da personalidade da criança.

Num mundo em constante movimento, os contos oferecem uma estrutura intacta que se transmite de pai para filho no decorrer dos séculos.

Essa estrutura das histórias que começa com “Era uma vez” e termina com” e foram felizes para sempre” transmite á criança grande segurança emocional.

Segundo a professora de psicologia da educação da PUC, Neide Saisi, respondem às necessidades, angústias, medos da criança e, de forma inconsciente explicam a realidade.

De acordo com Piaget, as crianças adquirem valores morais não só por internalizá-los ou observá-los de fora, mas por construí-los interiormente através da interação com o meio ambiente. Nesta fase, ouvir histórias (principalmente os contos), entre outras atividades, é possibilidade real de desenvolvimento e aprendizagem.

Os contos de fada possibilitam a formação da criança quando ela tenta elaborar dentro de si seus medos, inseguranças, raivas, rivalidades, inferioridades e outros sentimentos.

Ela percebe, dentre outras coisas, que a realidade pode ser transformada e que depende de sua atitude e sua coragem a resolução de conflitos.

Portanto, ao ler ou contar um conto de fadas na sala de aula, a professora contribui para o desenvolvimento da atenção, imaginação, criatividade, afetividade e desenvolvimento intelectual de seus alunos, além de ser importante instrumento de alfabetização.



(BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.).


8 comentários:

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Olá Anne!
Realmente os contos de fadas devem fazer parte do universo infantil. Até mesmo os conflitos gerados pelas histórias são importantes para este desenvolvimento!!!

Adorei o post!!!

Genis Borges disse...

Oi Anne, eu adoro contos de fadas e seu post é muito importante, pois em muitos lugares, eles não existem mais.
Bj grande, Genis

Anne Lieri disse...

Obrigada Vanessa e Genis por sua gentil participação em meu post!Bjs e boa Páscoa a todas as meninas do Educação em foco!

Mônica Lima Andrade disse...

Adorei o post de hoje !
Semana passada participei de um Congresso de literatura infantil e fiquei apaixonada, se eu ja gostava de contar historia para as crianças ,agora eu amo !Faz parta da minha rotina ..
Bjus!

Desirée Tapajós disse...

Adorei o post.

Nossa adoro fazer minhas meninas dormirem ouvido histórias, nem sabia que fazia tão bem elas.

Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

Toninha Borges disse...

Adoro contos de fadas e já contei muitas histórias regada com muita imaginação para os meus filhos e agora conto pro meus sobrinhos menores. Principalmente pro JM, adoro ver sua carinha e seus dedinhos enrolando o lençol em cada entonação da história.
Bju Toninha

cris chabes disse...

Eu adoro trabalhar com contos de fadas. Ano passado fiz um projeto com o livro "Chapeuzinhos Coloridos". Contei a versão original, depois a versão do Chapeuzinho Amarelo e as versões do colorido. As crianças criaram uma nova versão e nós apresentamos todas em uma feira literária. Fiz capa e coletes para os caçadores e lobos (em todas as cores). Ficou maravilhoso. Esse ano vou preparar as versões da Cinderela.
Parabéns pelo post Anne
Beijocas
Cris Chabes

Anne Lieri disse...

Oi MENINAS!Passei por aqui pra agradecer a todas pelos comentários!Vcs tem escrito textos geniais e de grande ajuda aos professores!Bjs,