20 de fevereiro de 2013

Primeira Reunião de Pais e Mestres

imagem do google
O ano escolar já começou e você já conheceu seus novos alunos. Agora chegou a hora do primeiro contato com os pais das crianças: a 1ª Reunião de Pais e Mestres.

Há sempre uma expectativa de ambos os lados. Os pais são participativos? Será que eles vão gostar de mim? Como será a nova professora do meu filho/a? Ela vai ficar me chamando na escola toda hora?

E agora o que fazer?

imagem do Educar para Crescer Veja algumas dicas aqui

A reunião de pais e mestres não pode ser encarada como apenas uma formalidade ou como um momento de "chamar a atenção" para aquilo que queremos ou não. Esse é um momento de compartilhar saberes.

De um lado está a figura dos pais que querem reconhecer na professora e na escola um aliado no papel que eles representam para seus filhos: Proteção e Amor, mas querem também que a Escola exerça de papel de ensinar. Por isso a confiança que eles deverão ter no nosso trabalho depende também da nossa postura diante do saber. 

A escola também espera que os pais sejam aliados na aprendizagem. Que eles ajudem seus filhos na lição de casa. Que eles continuem os trabalhos que já são realizados na escola.

imagem do google
Explique de forma simples mas coerente como será o ano de trabalho. Que conteúdos aquela série/ano deve trabalhar. De que forma você trabalha (lições de casa, trabalho em grupo, pesquisas, atividades de classe, etc.) É fundamental que pais e professores sintonizem suas cobranças e seus discursos. "Isso evita que a criança tenha conflitos. Estabeleça as regras da classe e da escola (horários, uso de material, uniforme, etc.)

Crie um ambiente acolhedor na sala. Disponha as carteiras de forma circular ou em grupo. Se algum familiar precisar falar com a escola sobre o filho e solicitar uma reunião em particular, lembre-se de comunicar a coordenação. É sempre bom atender a família na companhia de outro professor ou funcionário pedagógico da escola. 

Legal também ler um texto, realizar uma dinâmica. E sempre preparar um cronograma do que pretende conversar com os pais para não esquecer nenhum detalhe. Costumo preparar uma pauta com tópicos que colo na agenda apos as reuniões.

imagem do google
Minha dica: Certa ocasião combinei com os pais uma reunião acompanhados de seus filhos. Preparei uma atividade de matemática(um problema que envolve leitura, interpretação e cálculo).Previamente coloquei os nomes das crianças em um saquinho e pedi a cada família que viesse sortear o nome. A família deveria acompanhar a criança (não o filho/a) na realização da atividade. Marquei um tempo para isso. O objetivo era que eles percebessem que cada um aprende de um jeito e que há maneiras diferentes de ensinar uma criança (principalmente quando ela não é nosso filho), além disso é preciso ter carinho e paciência.  Alguns pais comentaram que tiveram mais paciência para ensinar outra criança pois não podiam fazer A LIÇÃO POR ELES e nem reclamar que os mesmos não sabiam de nada.  

Se você tiver uma dica de reunião compartilhe conosco.

Abraços e bom ano letivo
Cris Chabes e equipe do Educação em Foco

6 comentários:

  1. Oi Cris,excelente planejamento de uma reunião de pais.É importante que eles participem do processo de ensino tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Lá na escola de JM a primeira reunião acontece antes do início das aulas, acho isso ótimo.
    Conhecemos a proposta da escola, as professoras de cada turma e sobre o que será trabalhado durante o ano.
    Me sinto segura e com muita credibilidade à escola, por ser tão organizada.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Tudo que é planejado dá resultado satisfatório.
    É uma pena que os pais que precisa ir nas reuniões nuca aparecem.
    Toninha

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris... Como sempre arrasando nos posts. Adorei a ideia da dinâmica. concordo plenamente contigo sobre a questão da segurança diante do saber. sabemos que existem os nervosismos mas é essencial ter uma postura firme dar segurança aos pais. Assim o trabalho flui!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris gosto do primeiro dia de reunião,entrar com uma dinâmica de acordo com o tema da reunião sempre inicio com várias bexigas de cores diferentes mando cada pais fazer o rosto do seu filho na bola ,depois todos jogam para cima,quando jogam todos correm para pegar e se desespera ,aí sim entro com uma mensagem de que ,se vc colocou seu filho na escola é pq vc confia no nosso trabalho se um dia chegar de cair pode ter a certeza de que fizemos o possível a para q ele não se machucasse,aí em seguida pedimos a opiniões dos pais ,muitos ficam calado pq não tem argumento, aí começamos abordar o nosso trabalho o q a escola tem como objetivo,e por fim uma mensagem de fechamento onde todos levam para casa ,depois entregamos os materiais do filho ,é muito prazerosa ,é uma pena que nem todos os pais dão tanto valor pra a escola de seu filho.
    abraço Cris.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!