13 de fevereiro de 2013

Parceria Escola e Família


Na volta às aulas uma situação bem comum aos pais e responsáveis dos alunos que iniciam no 1º ano é procurar conhecer o/a professor/a. 

Imagem do Educar para Crescer 

Infelizmente isso não acontece com tanta frequência quando o aluno vai para a série/ano seguinte. 

A família que já conhece o ambiente escolar sabe que o filho irá passar para um próximo professor/a,  mas não faz muita questão de conhecê-lo/a antes da primeira reunião. Pior nem sempre a família pode participar das reuniões. 

Então como fica essa relação Família X Escola no desempenho escolar do aluno/a?

imagem do google

Família: Apresente-se já no primeiro dia de aula. Fale um pouco sobre essa relação da criança com a aprendizagem. Questione sobre as formas de comunicação com a escola (agenda, telefone, reuniões, etc). 

Escola: Receber  com carinho o novo aluno e sua família é muito importante. Mesmo que o professor/a já conheça a criança dos corretores ou pátio, é importante observar que ele é novo ALUNO para você e por isso aproximar-se da família e conhecer um pouco mais sobre as expectativas deles com relação ao ensino é fundamental. 

Métodos de Ensino e Lições de casa e classe deverão ser abordados já na primeira reunião: Jamais tente simplificar essas questões na porta da sala ou no portão quando os responsáveis retiram na criança na saída. Essas orientações devem ser tratadas e combinadas em reuniões. Falar sobre como a criança aprende (lembrando sobre as teorias de Piaget, Vygostysk e Emília Ferreiro) sem usar termos complicados é super vantajoso. Nessas ocasiões os pais tendem a ficar apreensivos sobre a demora na aprendizagem de seu filho e cobrar muito da criança e da escola, gerando angústia (criança) e desentendimentos (professor/a)

imagem do google

Lembre-se a aprendizagem ocorre de forma mais intensa e prazerosa para a criança que recebe o apoio da escola e da família!

Beijocas

2 comentários:

Toninha Ferreira disse...

Muitos pais devido ao corre corre do dia dia não se preocupa com isso. Eles olham mesmo é a instituição e outras matriculam seus filhos, por indicação de algum amigo e se esquecem que a professora e foco principal dessa instituição. Tem pais que nem se dá o trabalho de conhecer a professora através da reuniões e depois quer reclamar no fim do ano pq seu filho foi mal. Acorda pais, vc é responsável pelos seus filhos mesmo que eles sejam de maior. O que é plantado é colhido amanhã. seja uns pais presente na educação de seus filhos.
Desabafo: Não aguento esses pais que só sabem reclamar e falar mal das professores.

Genis Borges disse...

Oi amiga, parceria entre escola e família SEMPRE!
Excelente post, tomara que muitos pais venham ler!
Bjus.