26 de fevereiro de 2013

Mais brincadeiras com espelhos

Semana passada falei um pouco sobre a importância do espelho na educação infantil e pesquisando na internet, achei várias sugestões de atividades no site da revista Nova Escola. 

Seguem algumas dicas:

- Para crianças com deficiência visual:

Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.


Espelho,espelho meu...

Desenvolvimento:

 
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.

Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.

Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.

Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas.

Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.



3 comentários:

Anne Lieri disse...

Melissa,lembro que quando comecei na educação infantil não havia espelho em sala de aula.Com o tempo os professores sentiram falta desse objeto tão importante para o auto conhecimento e todas as salas ganharam um espelho de corpo inteiro.Muito legal e super importante seu post!bjs,

Toninha Ferreira disse...

Para quem tem estrabismo é uma ótimo exercícios para os olhos. Foca-se somente no ponto que vc deseja trabalhar.
Bju
Toninha

Prô Cris Chabes disse...

Olá Melissa, como está
saudades
Ainda me lembro quando trabalhei com educação infantil....faz tempo.
As crianças aprendem na observação e deixa-las interagir com o espelho é muito enriquecedor.
Adorei a aula e as sugestões.
Beijocas
Cris Chabes