19 de fevereiro de 2013

Brincando com espelhos

Nas creches um dos objetos obrigatórios é o espelho, em todas as salas deve ter. No berçário normalmente colocamos um espelho grande, que cobre a parede e nas demais salas um espelho comum, na altura da criança.

As crianças precisam aprender a reconhecer as suas particularidades, reconhecer-se como indivíduo e perceber que é diferente do amigo. 

Com o espelho podemos fazer diversas atividades de reconhecimento e identificação corporal.O professor deve criar situações pedagógicas para que as crianças distingam suas características, identifiquem a dos amigos e aprendam a valorizar a sua própria imagem e a gostar do seu corpo.

Os pequenos adoram olhar-se no espelho, deixe fantasias próximas a ele, tecidos, maquiagem e brinquedos que possam proporcionar momentos de faz de conta.

Imagem retirada da internet

Sugestão de atividades(Retirada da revista Projetos Escolares):

Leve uma criança de cada vez de frente a um grande espelho . Para prender a atenção, destaque uma parte do corpo para que ela fixe o olhar. "Olhe, Marina, como seu cabelo está lindo hoje.  Mostre pra mim como sua mãe fez o penteado?"

Chame um colega para participar da aula de observação e destaque as diferenças entre as crianças e você. Aponte outros órgãos e sempre valorize a beleza dos pequeninos.

Aproveite os cuidados para trabalhar a identidade. Na hora do banho, dê um espelho pequeno para os bebês. Mostre a imagem refletida e peça para que identifiquem partes do corpo.

São atividades como estas que ajudam a criança a conhecer o próprio corpo, identificar suas particularidades, valorizar a própria imagem e aprender a observar!

7 comentários:

Vivi * Isaac disse...

Ai que máximo. Preciso URGENTE colocar um no quarto do Isaac, adorei!!! Bjs
Vivi e ISaac

Divagações da Mamãe Tê disse...

Acho bacana o trabalho das Creches, as vezes até mais sensível do que certos trabalhos de outras escolas.

É muito bom mesmo o trabalho com o espelho para a criança se reconhecer e valorizar as partes do seu corpo, e amá-las como são. Assim como valorizar as diferenças do seu coleguinha.

Vou compartilhar na minha página no face.

Beijos

https://www.facebook.com/bolhinhasdesabaoparamaria

Prô Cris Chabes disse...

Genis, maravilhoso esse post. Ter a noção e reconhecer o próprio corpo é fundamental. Ainda pego crianças no 1o. ano desenhando uma bolinha para cabeça e pauzinhos para braços e pernas, sem o corpo. Ter noção é muito importante.
Beijocas e boas aulas
Cris Chabes

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Oi Mel.
Nota mil para o espelho!
É bacana de mais ver os pequenos se divertindo e conhecendo!
Este ano estou com Pre II de novo. Revivendo a Educação Infantil!

Bom demais!!!

Toninha Ferreira disse...

Minha casa tem espelho em todo cômodos da casa tenho sobrinhos pequenos e é um barato vê-los se olhando, se conhecendo e fazendo careta. Me divirto muito com eles. Catamos a música da Xuxa - Cabeça, ombro, joelho e pé de frente pro espelho é um barato. Assim eles se conhecem brincando.

Anne Lieri disse...

Melissa,muito legal o seu post!Trabalhar a identidade da criança é fundamental para seu desenvolvimento.Em educação infantil esse trabalho tem prosseguimento tb!Gostei de suas dicas!bjs,

Genis Borges disse...

Oi amiga, desde o magistério que aprendi sobre a importância do espelho e coloco em prática não só com os alunos, mas com JM tb.
Adoro seus textos. Aprendo muito com vc.
Bjus.