26 de dezembro de 2012

Férias




Olá queridos leitores,

Estamos oficialmente de férias e retornaremos no final de janeiro.

Agradecemos a presença de todos vocês nesse ano, um ano de aprendizado, conquistas e muito trabalho.

São mais de 400 mil acessos no blog e isso nos deixa muito felizes e acreditando que estamos no caminho certo, um caminho em direção à uma Educação de qualidade.

E à você, querido professor, descanse o corpo e a mente nessas férias e que possamos retornar com uma vontade imensa de fazer a diferença nesse país.

Abraços,

Férias!!!! Dicas da Nova Escola para todo o Brasil.

As férias finalmente chegaram! E agora o que fazer com o tempo livre das crianças?

Nova escola reuniu algumas dicas de lazer e cultura para levar a garotada e por que não curtir lugares que normalmente só observamos de dentro do carro, devido aos congestionamentos para a ida ao trabalho.



Mapa cultural com passeios pelo Brasil. Ilustração Vivian Torres
CLIQUE AQUI 
São 400 dicas, entre cinema, passeios, cursos de férias, museus, parques,teatro, livros e programas ao ar livre por todo o Brasil. Clicando no link abaixo do mapa você será direcionado ao site da revista e ai basta escolher seu estado e conferir as dicas.

Abraços,
Cris Chabes

23 de dezembro de 2012

Depoimento de Ingrid - Aprovada para o 9º ano (13 anos)

Olá queridos educadores,

No início do ano, publiquei um post da querida Ingrid, nos contando sobre seus receios e expectativas à ir para o 8º ano. Para rever o post, clique AQUI.
E para a minha surpresa e alegria, recebi semana passada um email dela, mas para contar que tudo deu certo com o ano letivo! Leia seu lindo depoimento:

Genis linda querida, 

Aqui é a Ingrid... olha lembra do meu texto para o Educação em Foco e do meu medo de ir para o 8º ano? Então, como eu passei acho que devo te dar satisfação e com isso eu acredito que eu só passei depois do meu post meio que desabafo e dos comentários de apoio!

Essa blogosfera materna é mesmo contagiante e também incentivadora. Me sinto melhor e um alívio tremendo, mas eu sei que não passaria se não fosse colocado pra fora todo o meu medo, porque eu ainda teria vergonha de colocá-lo para fora e ainda sentiria.

Muito obrigada de coração
Beijos
Ingrid


Ingrid, minha querida, você encheu meu coração de amor e felicidade. Que bom saber que contribuímos para o seu sucesso! Você também foi muito corajosa de expor seus sentimentos!

Conte sempre comigo e com todas as professoras e mamães do Educação em Foco e do Reciclando com a Mamãe.

Parabéns pela aprovação para o 9º ano e quero ainda te ver concluindo o Ensino Fundamental, Médio, Superior e ser uma grande profissional!

Beijos, Profº Genis e toda equipe de Professores do Ed em Foco.

20 de dezembro de 2012

Tempo livre nas férias? Passe esse tempo com seu filho!

O site Educar para Crescer publicou uma matéria muito interessante sobre aqueles pequenos momentos que temos sem ter nada para fazer e que normalmente passamos mudando o canal da televisão ou conectados na internet.
Então por que não passar esse tempo com seu filho que está de férias?
Aí muitos vão se perguntar: O que fazer?


imagens do google

Não se desespere! Separamos algumas ideias que podem ser compartilhadas por toda a família, com direito a aprendizado e grandes descobertas.  

Jogos, cinema com pipoca, piquenique noturno, etc. Clique aqui e escolha.

Boa diversão e boas férias.

Abraços,
Cris Chabes

16 de dezembro de 2012

Bom descanso

Olá pessoal,


Que coisa boa terminarmos mais um ano letivo hein! Agora chega aquela tão sonhada hora do descanso. Momento de esticar as pernas, assistir aquele filme tão esperado, ler um bom livro, passear bastante. Curtir!!!

Espero que todos tenham ótimos momentos de férias, que aproveitam bastante, sem exageros. E que tudo corra bem.

Mas lembremos,

Hora do descanso também é hora de repensar e reciclar e replanejar. Minha proposta é que em momentos tão bons de férias possamos refletir sobre quem somos e sobre a política fazemos nos meios onde convivemos. Somos, por natureza, seres políticos e todas as nossas atitudes são altamente influenciáveis. 

O que será que temos escolhido deixar como influência?

Boas férias a todos!!!

11 de dezembro de 2012

Big Book

Criei um grande livro com todas as atividades realizadas durante o ano.
Ficou um ótimo arquivo de tudo o que foi trabalhado.
Todas as atividades foram ampliadas e realizadas pelos alunos.






Também estou aqui:

9 de dezembro de 2012

É hora de dar tchau!


Olá pessoal, 

Já estamos chegando ao final do ano letivo, no meu caso mais uma semana e pronto chegam as férias.  E vocês Já entraram de férias? 

Estava aqui pensando... Sempre nos preocupamos com o início do ano letivo, como acolher os alunos, os pais e outras questões do tipo, mas também me parece importante a reflexão sobre o preparo para o "Adeus."  Para o momento em que nós iremos nos despedir daqueles com quem partilhamos todo um ano de trabalho. Não estou falando apenas de festas, refiro-me a um momento de reflexão. Um diálogo franco com nossos alunos sobre as experiências vivenciadas durante os momentos compartilhados. 

Muitas vezes ficamos tão envolvidos com as comemorações e fechamentos de notas que esquecemos de dizer, ou mesmo de refletir sobre as experiências vivenciadas durante o ano, pensar sobre os erros, os acertos, sobre as mudanças que possíveis  para o próximo ano... Uma retrospectiva, digamos assim.

Sabemos que esta  reflexão é essencial para o professor, pois assim há possibilidade de reflexão sobre  o trabalho que concomitantemente ajuda no acumulo de experiências.  Mas esta reflexão também pode e deve ser realizadas com os alunos, principalmente aqueles pequenos que ainda estão formando opiniões. Sendo portanto, um novo momento de discussão e aprendizagem essencial para que os pequenos reflitam mais ma vez sobre suas atitudes em sociedade e também para que sintam o fechamento de mais um ciclo vivenciado. 

Tenho tentando colocar esta experiência com os meus alunos e tem sido gratificante.
E você, o que me conta sobre a hora do adeus de suas turmas?

Vamos espalhar experiências?


Por Vanessa Vieira
Boa semana  para todos!

2 de dezembro de 2012

Professor não sabe tudo


Estava a professora a explicar e conversar com os alunos sobre a proteção do meio ambiente. Lá para as tantas um aluno pergunta de onde vem os furações. E lá está a professora a buscar em segundos na mente de onde vem os tais furacões. sim, ela sabe o que são furações, mas não sabe para explicar, porque não estudou para dar aulas sobre furações... 

Depois de lembrar fez algumas considerações sobre os furações tais como a velocidade do vento, as chuvas... E, para não deixar dúvida pediu a curioso que aguardasse até o dia seguinte, pois ela procuraria mais elementos sobre o assunto para lhe dar em resposta.  

Já ia seguindo o assunto quando lá de traz surge uma voz de um pequeno que há algum tempo estava com o dedinho levantado:
- Professora, é que eu queria saber sobre as Tsunamis...

Silêncio na sala, novamente as buscas nas memórias, mas ela só lembrava que alguns casos eram causados pelos abalos sísmicos. Comentou sobre o assunto e falou sobre as placas tectônicas que causam os terremos e... 
 - Professora, sabia que a placa tectônica enverga quando o choque entre elas é forte? Isso é verdade?

A professora saiu da aula, foi para casa e pôs-se a pensar sobre o ocorrido. Mas ela só queria falar sobre o meio ambiente! E agora teria que sair procurando sobre todos aqueles assuntos, porque não tinha dado conta das perguntas dos alunos.

Das outras vezes levou um caderninho e a cada pergunta nova anotava para dar a resposta na aula do dia seguinte. Foi aprendendo com eles que o barato da aula é realmente aprender.

Fim
Escrito por Vanessa Vieira


Obs.:  Apenas duas pessoas responderam o questionário de semana passada., por isso não consegui trazer as avaliação que havia pensando. Agradeço muito a colaboração de todos. que participaram. Trago esta pequena crônica para pensarmos  sobre esta necessidade de sermos  cada dia mais  os autores de nossas práticas. 

Beijo e uma ótima semana a todos!