25 de maio de 2012

Oficinas de Produção de texto


Uma das situações de aprendizagem que eu mais gosto de trabalhar em sala de aula é o momento de leitura. Literalmente entro nos personagens, na história, vivencio a narrativa.
Todo esse processo antecede a produção textual e como professores pensamos estratégias para mediar essa construção. 
Recebi de uma amiga uma ideia de oficinas para produção de diferentes textos. Publiquei essas oficinas em dois post (hoje e na sexta passada). Espero que gostem.
Beijocas
Cris Chabes

OFICINA: Notícia maluca


METODOLOGIA
  • Estude uma notícia com a turma;
  • Divida a turma em grupos e de 6 perguntas: O QUE? ONDE? QUEM? QUANDO? POR QUÊ? COMO?
  • Peça que os alunos criem respostas para essas perguntas;
  • Recolha as perguntas agrupando as iguais (todas as o que? numa caixinha, as onde? em outra e assim sucessivamente)
  • Solicite que cada grupo vá até as caixinhas e pegue uma pergunta de cada tipo;
  • O grupo deve organizar a notícia conforme as respostas do bilhete. Ficará assim uma notícia maluca.
OU
  • Dobre uma folha em 6 partes e coloque na parte de cima uma pergunta: O QUE? ONDE? QUEM? POR QUÊ? COMO?
  • Divida a turma em 6 grupos e passe a folha dobrada, cada grupo deve responder a sua pergunta sem olhar a anterior;
  • No final abra a folha e leia a notícia para a turma;
  • Exponha o trabalho.


OFICINA: Loteca da leitura

METODOLOGIA

  • Trabalhe um texto com a turma;
  • Escolha palavras deste texto e faça fichas;
  • Divida a turma em dois grupos e de 10 pontos para cada grupo;
  • Coloque as fichas numa mesa no meio da sala;
  • Sorteie um grupo para começar o jogo;
  • Diga uma palavra que está na ficha para o grupo que vai começar o jogo;


  • Um aluno do grupo deve ir até a mesa e pegar a palavra que a professora falou e mostrar par todos;
  • Se pegou a palavra certa acrescenta mais 1 ponto nos que já tem; se errar perde um ponto dos que já tem e passa a vez para o outro grupo;
  • Assim até terminar todas as palavras;
  • No final do jogo fazer o ditado relâmpago: mostre a ficha para a turma, eles leem a palavra, o professor esconde a ficha e eles escrevem, depois que todos escreveram mostre a ficha e eles fazem a correção (não esqueça de discutir com eles as dificuldades da palavra).


OFICINA: Texto coletivo

METODOLOGIA

  • Coloque um objeto para cada aluno dentro de um saco ou caixa (se a turma for muito grande coloque apenas uma quantidade de objetos);
  • Organize a turma em círculo e solte o saco com os objetos numa das pontas o aluno tira um objeto e começa uma história envolvendo o objeto, passa o saco para o colega que deve retirar outro objeto e continuar a história começada; assim até terminar todos os alunos;
OU
  • Peça que cada aluno traga de casa um objeto, brinquedo...
  • Organize a turma em grupos;
  • Cada grupo deve montar uma história oralmente com os objetos;
  • Depois apresentá-la aos colegas.


21 de maio de 2012

Semana do brincar

Já sabemos da importância do brincar para o desenvolvimento infantil e como educadores devemos estimular essa prática em todas as idades, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Comemoramos de 20 a 27 de maio a semana Mundial do brincar com diversos eventos no Brasil inteiro  que você pode conferir neste site .

Já divulguei em meu blog o projeto "Brincadeira é coisa séria" e hoje venho convida-los a conhecer o site do Projeto Brinquedoteca coordenado pela psicóloga Adelaide de Souza.

"E o menino cresceu e viu que não era um Menino Maluquinho e sim um menino feliz" (Ziraldo) 

20 de maio de 2012

Seja um professor-Autor


Olá pessoal,



Recebi esta semana via e-mail este comunicado  do Portas Curtas. Um site de Curta metragem que encontrei na rede e que gosto bastante de fuxicar. Compartilho hoje com vocês para que conheçam a se quiserem participem e sejam autores sim de suas práticas.


Torne-se Professor-Autor escrevendo relatos de suas experiências com a exibição dos filmes do DVD Coleção Curta Na Escola - Literatura Brasileira em salas de aula e concorra a prêmios de R$ 1.000 e R$ 500,00, além da sua escola poder ganhar um projetor! Caso sua escola não tenha sido contemplada com o DVD, não tem problema! Os filmes estão disponíveis aí abaixo! Você pode ligar o computador na TV para exibir para os alunos, utilizar o laboratório de informática ou pedir para os alunos assistirem em casa. Só não pode é ficar fora dessa oportunidade de compartilhar suas experiências com os outros colegas e ainda por cima poder faturar esses super prêmios!

18 de maio de 2012

Oficinas de Produção de Texto

Uma das situações de aprendizagem que eu mais gosto de trabalhar em sala de aula é o momento de leitura. Literalmente entro nos personagens, na história, vivencio a narrativa.
Todo esse processo antecede a produção textual e como professores pensamos estratégias para mediar essa construção. 
Recebi de uma amiga uma ideia de oficinas para produção de diferentes textos. Vou publicar essas oficinas em dois post (hoje e na próxima sexta). Espero que gostem, pois a primeira oficina já vou colocando em prática
Beijocas
Cris Chabes


 
OFICINAS PARA TRABALHAR PRODUÇÃO TEXTUAL

OFICINA COM MASSINHA DE MODELAR

  
METODOLOGIA
  • Faça um personagem com massa de modelar;
  • Num papelzinho de um nome para ele;
  • Corte o personagem e o nome ao meio;
  • Troque uma metade do nome e do personagem com um colega (dessa troca surgirá um personagem diferente com um nome diferente);
  • Junte a sua metade com a do colega e forme um novo personagem;
  • Junte a sua metade do nome com a do outro e forme um novo nome para seu personagem;
  • Faça uma ficha com o novo personagem:

Nome.......................................
Idade.......................................
Onde mora...............................
Com quem...............................
O que gosta de fazer...............
Que brincadeiras faz...............

  •  Exponha no fundo da sala o personagem e sua ficha ( neste momento permitir que cada aluno visite os personagens dos colegas)
  • Forme trios, peguem os personagens da cada um com as fichas e analisem;
  • Imaginem um cenário onde poderiam se encontrar os três personagens e criem uma história;
  • Apresente com o seu grupo a história e os personagens para a turma;
  • Expor os trabalhos.


OFICINA COM QUEBRA CABEÇA


METODOLOGIA



  • Distribua quebra-cabeças para os alunos (pode ser individual ou em grupo);
  • Peça que montem o quebra-cabeça;
  • Mande o aluno ou grupo apresentar o seu quebra-cabeça para a turma e converse com eles sobre os elementos que compõe a figura;
  • Peça que cada aluno ou o grupo faça uma história envolvendo o cenário e personagens que aparecem na figura;
  • Apresentar as produções para a turma;
  • Trocar com os colegas para corrigir;
  • Expor os trabalhos.

OFICINA COM ILUSTRAÇÕES 


METODOLOGIA
  • Pendure na sala de aula 5 poemas;
  • Peça que os alunos passem lendo cada poema e escolham o que mais gostaram;
  • De volta à classe distribua folhas de ofício e peça que ilustrem o poema que escolheram (MAS não devem dizer aos colegas o que escolheram a penas colocar o nome do aluno)
  • Fazer um varal e expor as ilustrações (de preferência no quadro)
  • A turma deve olhar os poemas dizer qual o colega ilustrou e porque acham isso;
  • O dono da ilustração deve se manifestar dizendo qual é o poema que ilustrou e porque;
  • Expor os trabalhos.






14 de maio de 2012

Culinária na Educação Infantil

Uma das aulas extras na creche em coordeno é a Educação Alimentar, procuramos diversificar os temas para que não fique apenas em frutas e legumes. Pelo menos uma vez por mês fazemos o dia da fruta, contamos histórias que mostrem a alimentação saudável e também desenvolvemos algumas receitas.

                                              

No mês passado contei para as crianças a história do "Bonequinho Doce" e então (como era previsto) as crianças sugeriram que fizéssemos um boneco doce igual ao da história. Procurei uma receita fácil e saborosa e resolvi fazer a do blog Inventando com a mamãe :

 - 400 gr de farinha de trigo;
  - 200 gr de manteiga
  - 200 gr de açúcar
  - forminhas de boneco
Colocamos tudo em uma bacia e amassamos até ficar consistente.Depois distribui as bolinhas de massa para cada um abrir e colocar a forminha de boneco.
 

Confeitamos com pastas especiais para culinária.
 

E olha que ficou uma delícia! 

E para conhecer a história "O Bonequinho doce" de Alaíde Lisboa é só passar lá no meu blog Professora Melissa

Boa semana!