9 de dezembro de 2012

É hora de dar tchau!


Olá pessoal, 

Já estamos chegando ao final do ano letivo, no meu caso mais uma semana e pronto chegam as férias.  E vocês Já entraram de férias? 

Estava aqui pensando... Sempre nos preocupamos com o início do ano letivo, como acolher os alunos, os pais e outras questões do tipo, mas também me parece importante a reflexão sobre o preparo para o "Adeus."  Para o momento em que nós iremos nos despedir daqueles com quem partilhamos todo um ano de trabalho. Não estou falando apenas de festas, refiro-me a um momento de reflexão. Um diálogo franco com nossos alunos sobre as experiências vivenciadas durante os momentos compartilhados. 

Muitas vezes ficamos tão envolvidos com as comemorações e fechamentos de notas que esquecemos de dizer, ou mesmo de refletir sobre as experiências vivenciadas durante o ano, pensar sobre os erros, os acertos, sobre as mudanças que possíveis  para o próximo ano... Uma retrospectiva, digamos assim.

Sabemos que esta  reflexão é essencial para o professor, pois assim há possibilidade de reflexão sobre  o trabalho que concomitantemente ajuda no acumulo de experiências.  Mas esta reflexão também pode e deve ser realizadas com os alunos, principalmente aqueles pequenos que ainda estão formando opiniões. Sendo portanto, um novo momento de discussão e aprendizagem essencial para que os pequenos reflitam mais ma vez sobre suas atitudes em sociedade e também para que sintam o fechamento de mais um ciclo vivenciado. 

Tenho tentando colocar esta experiência com os meus alunos e tem sido gratificante.
E você, o que me conta sobre a hora do adeus de suas turmas?

Vamos espalhar experiências?


Por Vanessa Vieira
Boa semana  para todos!

2 comentários:

Prô Cris Chabes disse...

Ola Vanessa bom dia
Na escola encerramos ontem dia 7. Eu fiz minha festinha de despedida no dia 5. Neste dia passei o vídeo dos melhores momentos vividos na escola, que preparei para dar de presente a todos. Depois dos comes e bebes, rsrsrs levei minha televisão, caixa de som, computador e fizemos uma festa do pijama na própria sala de aula. Foi o máximo eles levaram lençol, colchonete, travesseiro e assistiram um vídeo junto com os amigos na sala. Enquanto olhava para a carinha de cada um já ia sentindo aquela saudade de professora. Sabemos que é preciso cortar o cordão que nos une, eles seguem e nos recebemos outra turma, mas a saudade fica no coração para sempre.
Boas férias para todas as professoras do Educação em Foco.
Beijocas
Cris Chabes

Li disse...

Pois é... A saudades dos pequenos fica, né! Principalmente daqueles que saem da escola...
Eu termino no dia 18/12 e já estou com saudades...

Ah! Meu blog continua o mesmo mas mudou de endereço:

www.diversaofamilia.blogspot.com.br

Continue me visitando!!!
Te espero por lá!!!

Beijos!!!

Lívia.