8 de novembro de 2012

Prova Brasil

Meus alunos de 2º ano realizaram no final de setembro a PROVA BRASIL. Essa avaliação em nível nacional tem por objetivo  "avaliar competências de Língua Portuguesa e Matemática que são construídas ao longo do tempo e se solidificam somente com um bom trabalho pedagógico - e não com exercícios mecânicos" segundo Jussara Hoffmann, autora de livros sobre avaliação e diretora da Editora Mediação, em Porto Alegre.

imagens do google

Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas:

- espaço e forma;
- números e operações;
- grandezas e medidas; e
- tratamento da informação.


A prova de Língua Portuguesa por sua vez, avalia apenas habilidades de leitura sendo:

- procedimentos de leitura;
- implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto;
- relação entre textos;
- coerência e coesão no processamento do texto;
- relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido; e
- variação linguística.

O resultado da Prova Brasil é divulgado por escola, pois o objetivo não é avaliar o aluno, e sim o sistema. As notas podem ser consultadas no site provabrasil.inep.gov.br.
Também não é uma nota de 0 a 10, como em provas comuns. Ela é uma média e mostra em que ponto da escala de 0 a 500 os alunos de determinada instituição estão nas duas disciplinas. Essa posição indica as habilidades já conquistadas, as que ainda estão em construção e as que necessitam de retomada para que sejam desenvolvidas.
Esse dado permite à escola comparar o desempenho dos estudantes com a média do município, do estado e do Brasil. As que já participaram das outras edições podem avaliar em que pontos houve avanço em relação às notas anteriores e em quais disciplinas é preciso investir e planejar e formação de professores.
Finalmente, cabe o questionamento: como a escola está em relação às metas traçadas para o ano? "Analisando o desempenho dos alunos na Prova Brasil, os professores verificam em que momento da construção do conhecimento os alunos estão e o que precisa ser reforçado em sala de aula para que eles continuem avançando", observa Frederico Neves Condé, coordenador geral de instrumentos de medidas do Departamento de Avaliação da Educação Básica do Inep.


Prova BrasilSaeb
A quem se destinaAlunos de 5º e 9º anos do Ensino FundamentalAlunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio
Escolas participantesUnidades públicas de áreas urbanas e ruraisUnidades públicas e privadas de áreas urbanas e rurais
AlcanceUniversal - todos os estudantes das séries indicadas fazem a provaAmostral - apenas uma parte dos alunos das séries avaliadas participa do exame
AplicaçãoUma parcela das escolas participantes compõe os resultados do SaebTodos fazem a Prova Brasil e, por meio de um recorte, chega-se aos números do Saeb

Fonte: Nova Escola 

Abraços
Cris Chabes

2 comentários:

PORTAL EVANGELISMO disse...

VENHO oferta-lhe um selo que para mim é muito importante é o SELO LAÇO DE INCENTIVO A LEITURA. Veja na minha página que indico o seu blog a receber tal selo pegue amigo e se desejar incentive seus blogs amigos a fazer o mesmo!Um abraço!

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Interessante este assunto Cris. Ainda tenho dúvidas sobre essas avaliações, por m lado parecem interessantes, mas por outro, se perdem nas burocracias e ai retornamos as avaliações apenas para ter ma nota... Gostei imenso do post. Me fez repensar sobre o assunto. Beijocas!