1 de novembro de 2012

Feedback na Escola?


Você vê resultados depois de uma conversa com o grupo sobre a produtividade no seu ambiente de trabalho?

imagens do google

Sempre que participo das reuniões de final de ano para conversarmos sobre o ano escolar, escuto professores dando opiniões ou criticando alguma situação vivida dentro do ambiente escolar e que não se resolveu na hora.
Será que realizar reuniões durante o ano não seria mais produtivo? 
É o chamado FEEDBACK. Termo em inglês que significa dar um retorno. 
Leia o trecho dessa matéria publicada na Revista Nova Escola sobre uma reunião com os funcionários da escola e compartilhe conosco sua opinião.


No seu ambiente de trabalho essa prática é comum? 


imagens do google
"Quando um chefe chama um funcionário para falar sobre trabalho, é para passar mais tarefas ou para dar bronca, certo? Pois não é assim que deveria ser. Uma conversa desse tipo se torna mais produtiva quando o objetivo é avaliar o que está sendo feito e dar orientações sobre como as atividades podem ser mais bem realizadas. Você, diretor escolar, como gestor, deve reservar em sua rotina momentos para dar feedback - nome em inglês para a nossa conhecida devolutiva, ou retorno - a todos os seus colaboradores. Afinal, não se pode esperar até o fim do ano para dizer ao auxiliar de serviços gerais, por exemplo, que os alunos não estão recebendo o pátio em condições ideais de limpeza na hora do recreio. "O feedback não pode ser um procedimento eventual, muito menos ser usado apenas em momentos de insatisfação. Ele é um instrumento de acompanhamento que deve constar da agenda do gestor e ter objetivos bem definidos", explica Renata Kurth, professora do departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)" Leia a matéria na Nova Escola 

Abraços
Cris Chabes

5 comentários:

Educadores Multiplicadores disse...

Olá Multiplicadora, boa noite!

Educadora, vejo através de seus seguidores/parceiros/comentários que nossa família estar crescendo. Que bom! A ideia é essa mesmo.

Estamos convidando você a:

- Conhecer os novos blogs divulgados;
- Saber quem são os multiplicadores do mês;
- Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
- Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
- Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
_ Também saber as novidades.

http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.

Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Cris,

Também acho muito importante essas reuniões durante o ano. elas servem para fortalecer o grupo. Nas escolas onde trabalhei sempre tiveram reuniões quinzenais. Mas penso que o planejamento tem que ser o foco, reuniões com pauta, com assuntos delimitados previamente. às vezes perdíamos tanto tempo com coisas inúteis que as coisas que realmente precisavam ser tratadas ficavam pra traz. E o pior, os professores morrendo de tédio!

Adorei o tema!!

(((( =

Genis Borges disse...

Oi amiga, lá no SESI temos o FEEDBACK duas vezes ao ano e nosso chefe conversa com a gente sobre nosso trabalho e sobre os resultados obtidos. Acho bem importante e tem funcionado bem. Com o resultado do FEEDBACK, que é revertido em porcentagem, recebemos um valor legalzinho em dinheiro. Isso gera um maior estímulo!
O FEEDBACK tem que ser uma via de mão dupla sempre!
Quanto às reuniões dos docentes, reclamações acontecem sempre e como vc fico pensando no pq essas pessoas não falam, não agem qdo vê o problema...
Bjus linda!
Genis

Profª Lourdes disse...


Boa tarde Genis!! Vim agradecer sua vista e por sempre da vida ao meu blog, deixando lindos comentários. Saiba que sempre que te vejo no meu cantinho, é uma injeção de ânimo para que eu possa continuar com este maravilhoso trabalho que esta blogsfera nos oferece. Sua presença é muito importante e eu agradeço de todo coração.
Como diz um poeta desconhecido:
“Há pessoas que como estrelas
irradiam o brilho de sua luz interior
transformando a própria essência
em uma existência de carinho e
sensibilidade”.
Você é uma pessoa iluminada!!!
Que Jesus continue te protegendo e irradiando de beleza para que você e toda sua família sejam muito felizes. Abraços uma linda tarde de Domingo e um início de semana abençoado.
Lourdes Duarte
http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

Prô Cris Chabes disse...

Olá meninas, espero que iniciativas como essa sejam trabalhadas em outras escolas.
Na minha também acontece uma vez por ano Genis, mas gostaria que fosse bimestral.
Beijocas
Cris