25 de novembro de 2012

E por falar em Formação...


Olá pessoal,

Coisa boa estar aqui todo final de semana com vocês. Durante todo este ano falamos sobre a formação dos professores, sobre a necessidade de sermos constantemente pesquisadores e autores de nossa própria prática. 

Durante estes últimos dias estava aqui pensando... Há algum tempo para atualizar nossas leituras tínhamos que procurar bibliotecas comprar livros e mais livros e ficar de olho nas revistas semanais e mensais pois através delas nos informávamos sobre os temas mais atuais.

Mas nossos tempos mudaram, as bibliotecas continuam lá, continuamos comprando livros e revistas, mas recebemos também a internet, com informações rápidas sobre diferentes temas que mudam sempre de perspectiva. Isso pode ser bom, mas pode ser ruim também, pois requer de nós cuidados ainda maiores.


Agora temas os as informações, mas precisamos verificar se estas são realmente seguras e se foram devidamente estudadas e diante disso será mais do que necessário, se quisermos ter um boa formação, uma  postura mais crítica. 

Eis a tão falada formação continuada que tanto ouvimos em nossas escolas. decerto que não é só isso, mas a meu ver essa formação parte de nós, de nossas pesquisas  e curiosidades. Afinal, de que adianta os vários cursos que nos são oferecidos se não há vontade de participar dos mesmos? ou Se os mesmos não são oferecidos em tempo que nos seriam viáveis?

Bem, essa é uma discussão mais profunda e trata das atitudes daqueles que deveriam se organizar para que pudéssemos reunir tempo para estas formações, mas como eles não fazem o dever de casa. façamos nós o que nos cabe. Tratemos de nossa postura e nossa pesquisa diante dessa nova possibilidade que temos de sermos autores,  geradores de pesquisa e principalmente de trasportarmos essa nossa postura para nossas salas de aula. Fazendo com que elas também sejam alvos de nossas pesquisas. 

Ando a pensar muito sobre este tema e vejo que ainda há muito o que pensar, mas gostaria muito de saber  sobre você que ler este post. Que relação você tem com a pesquisa?

Se estiver a vontade responda o questionário abaixo, semana que vem trago o resultado e minhas impressões. Não será divulgado teu nome, apenas a tua resposta!





Bom domingo a todos

Um comentário:

Prô Cris Chabes disse...

Olá Vanessa adorei teu post de hoje
Esse blog é feito pra ajudar professores a continuar sempre em formação
Beijocas
Cris chabes