5 de outubro de 2012

Ensino Fundamental de 9 anos

 Ensino Fundamental em Nove Anos

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou o documento que trata da duração do Ensino Fundamental e ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos (Indicação CEE 52/2005 – CEB), conforme Lei Federal nº 11.114 de 16/05/2005.
Ampliar o Ensino Fundamental de 8 para 9 anos, na prática, significa transformar o último ano da Educação Infantil, em ano inicial do Ensino Fundamental. Assim, o Pré passará a denominar-se 1º ano do Ensino Fundamental.
Esta mudança de nomenclatura não tem como objetivo interferir no conteúdo programático da série, ou seja, o 1º ano (nova nomenclatura) manterá o trabalho pedagógico até então desenvolvido na escola, garantindo por indicação do próprio CEE, a identidade pedagógica da Educação Infantil.
Terá direito à matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental os concluintes do Pré (do curso de Educação Infantil), ou seja, crianças com seis anos completos ou a completar até 31/12/2008.
As crianças que ingressaram no Ensino Fundamental com sete anos em 2006, e a turma de ingressantes nos anos anteriores (independente da idade de ingresso), deverão cumprir os planos curriculares do ensino fundamental de oito anos.
Assim, os alunos entrarão no ensino fundamental aos 6 anos e concluirão aos 14 anos, exceto se houver reprovações ou desistência no percurso.
Abaixo, tabela explicativa com as adequações, reafirmando mais uma vez que não haverá prejuízo algum aos alunos, no que tange a seqüência dos conteúdos programáticos, conforme determina a indicação CEE 52/2005 – CEB
Extraído de Nomeclatura 
Correspondência entre a antiga e a nova nomenclatura
Ensino Fundamental 
de 8 séries
Correspondência
Idade / Ano / Série
Ensino Fundamental 
de 9 anos em 2006
Pré-escola
06 anos
1º ano
1ª série
07 anos
2º ano
2ª série
08 anos
3º ano
3ª série
09 anos
4º ano
4ª série
10 anos
5º ano
Segunda Fase do Ensino Fundamental de 9 anos 
(composta por 4 anos)
5ª série
11 anos
6º ano
6ª série
12 anos
7º ano
7ª série
13 anos
8º ano
8ª série
14 anos
9º ano

4 comentários:

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Muito bom esse esclarecimento Cris. essas nomenclaturas ainda confundem bastante a cabeça dos pais, dos alunos e até mesmo dos professores.

Um abração!!

Genis Borges disse...

Excelente amiga, pois ainda hoje tem muita gente com dúvidas.
Bj grande, Genis

PORTAL EVANGELISMO disse...

Amiga, o blog PORTAL EVANGELISMO E NOTÍCIAS foi um dos escolhidos para receber o Prêmios Dados,apesar de ter um número muito grande de amigas(os), que merecem e também preenchem os requisitos para receber tal premio o seu blog foi um dos escolhidos. Passe lá no meu blog e traga seu prêmio par postar em seu blog.É só clicar no link da postagem. http://jardimdolibano.blogspot.com.br/2012/10/premio-dardos.html

Prô Cris Chabes disse...

Olá meninas agradeço sempre a força dessa equipe
Beijocas
Cris Chabes