15 de outubro de 2012

Dia do Professor



Os professores merecem salários mais justos, pois lidam com a educação de um país

O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.

Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola




27 comentários:

Juliana Reis disse...

Parabéns a vocês!!!!
Muito bom colocar os links das postagens!
Educar é uma linda missão.
Beijo,
Ju

melissa disse...

Parabéns meninas pelo nosso dia!

Toninha Ferreira disse...

Obrigada pela homenagem.
Bju

Toninha Ferreira disse...

Obrigada Juliana.

Jackie Graça disse...

Parabéns pelo dia de hoje!!! Sempre dei valor aos professores, mas agora que sou mãe dou muito mais valor, vejo no meu filho o bom trabalho das educadoras do colégio dele e sou muito grata de ter pessoas que ainda fazem isso com muito amor.
bjusssssssssssssssss

Rosangela Vali disse...

Olá!Obrigada pelo carinho e reconhecimento a toda essa equipe maravilhosa de professores que impulsionam e tentam se superar dia a dia por uma educação de qualidade no nosso País, mesmo com as lutas e enfrentamento de dificuldades que a profissão nos apresenta.
Valorizemos nossa classe.
Continuemos PROFESSORES PERSEVERANTES E ATUANTES!
Bjos e até mais!

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Primeiramente gostaria de deixar meus parabéns à Cris por mais um post maravilhoso. :) Adoro, Cris.

E em seguida, parabenizar a todos os professores que passarem hoje por aqui. Um abraço e um feliz dia para todos nós!

Tatiane Rosa Domingues disse...

Parabéns pelo dia de todas vocês que se empenham tanto em plantar as sementinhas do gostar de saber nas crianças a adolescentes. Beijos enormes! Tati - amigosdefraldas

Del Rodrigues disse...

Obrigada amigas de profissão...Parabéns pelo nosso Dia! Que Deus ilumine sempre nossas mentes e corações para que continuemos a ajudar nossos alunos a caminhar pela vida...Um grande beijo para todas vocês..Muita Paz e Luz!

Del Rodrigues disse...

Obrigada amigas de profissão...Parabéns pelo nosso Dia! Que Deus ilumine sempre nossas mentes e corações para que continuemos a ajudar nossos alunos a caminhar pela vida...Um grande beijo para todas vocês..Muita Paz e Luz!

Renata Diniz disse...

Meus parabéns pelo dia! Beijos!

Gracita disse...

Bom dia amiga! Bom dia Educadora! “Mestre, não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você que compreende, que estimula, que enriquece com tua presença, teu saber e tua ternura”. Parabéns professor! Hoje é seu dia! ”. Tem homenagem pra você neste link http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/10/parabens-professor-voce-mestre-com.html. Beijo meu
Gracita

Profª Lourdes disse...

Olá querida professora Genis! Obrigada pela visita e felicitações pelo nosso dia! Obrigada por deixar aqui o link da minha postagem, homenagem maravilhosa porque seus seguidores, se gostar podem fazr uma visitinha e quem sabe seguir o blog. Obrigada de coração. Um lindo dia!!! Muito sucesso na tua vida e que a nossa professão seja reconhecida por todos. Bjuss http//professoralourdesduarteblogspot.com.br

Paula Martinelli, a Mãe da Catarina. disse...

Parabéns a todas vocês!!! Dia especial para pessoas especiais!
“Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina
Obrigada por acrescentar o meu link.

Paula Martinelli
minhamaternidade.blogspot.com

Lauri disse...

Parabéns às professoras que fazem o Educação em Foco!
Um super beijo
Lauri

Recanto das Mamães Blogueiras disse...

Feliz dia dos professores!
beijos,
Equipe Recanto

Renata Diniz disse...

Genis, Cris e Vanessa! O post de vocês me estimulou e eu voltei com o meu link. Obrigada! Beijos!

Cida Kuntze disse...

Parabéns pra vocês queridas professoras.
Que Deus continue as abençoando ricamente todos os dias.
Beijos.

Anne Lieri disse...

Que excelente texto com essas curiosidades sobre como começou a comemoração desse dia!Obrigada por postar meu link aqui!Já postei o de vcs no meu texto tb!Parabéns a todas por esse dia e por esse maravilhoso blog que é referencia para todos os educadores!Já deixei o meu votinho!bjs e boa semana!

Vivi * Isaac disse...

Parabéns a todas... Com certeza ser educadora é ensinar a importância do aprender... Aos mestres com carinho. Bjs
Vivi e Isaac

Aninha disse...

Cara nova que legal! Fico feliz em ver meu link no seu renomado blog. Obrigada pela essa homenagem e criatividade. Uma feliz caminhada nesta missão que mesmo com dificuldade conseguimos avançar.

Educadores Multiplicadores disse...

Olá multiplicadora Genis, receba um convite especial para conhecer os novos blogs/multiplicadores do mês de setembro/12, conforme as regras.

Seu blog foi um dos conquistadores. Parabéns!
Link da postagem:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/10/multiplicadores-top-comentarista-do-mes.html

Aproveite a visita para ler as novas páginas, pode ser interessante à parceria.

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
http://www.marquecomx.com.br/

Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Patricia Charleaux disse...

Obrigada pela linda mensagem e parabéns para todos nós professores sonhadores, lutadores, construtores de um mundo melhor!!Bjs

Andrea disse...

Parabéns a todos..... nós. Estou mamãe mas sou professora. Em breve, de volta. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Este post ficou maravilhoso!!!

Prô Cris Chabes disse...

Esse post ficou um sucesso mesmo Vanessa.
Na próxima vez quero participar da blogagem coletiva
Beijocas
Cris Chabes

Genis Borges disse...

Obrigada à todos que participaram da nossa Blogagem Coletiva.
Abraços, Genis