10 de setembro de 2012

Projeto desfralde (parte II)

Continuando o tema "Desfralde"  trago mais algumas informações importantes tanto para os pais como para os educadores. Alguns probleminhas podem acontecer durante este momento, é importante que família e escola trabalhem juntas e troquem informações diariamente. Leia mais no texto abaixo que costumamos entregar à família:


1-A criança parecia pronta, mas não está dando a mínima pelo desfralde. O que pode ajudar: tentar ler diferentes livrinhos sobre o assunto; usar um amigo para dar o exemplo. 

2-Tudo ia bem, mas de repente a criança se recusa a ir ao banheiro. Possíveis motivos: muito stress envolvido, pressão demais, desgaste, constipação ou outro problema físico.

O que pode ajudar: tente tornar as visitas ao banheiro mais divertidas; peça ajuda de outra pessoa (com paciência zerada que possa ajudar); dê a ela muitos líquidos pra facilitar as idas.

*3-Acidentes em excesso: O que pode ajudar: acidentes são normais, mas se eles não diminuem com o tempo, tente ficar mais atenta aos sinais da criança que mostram que ela precisa fazer xixi ou cocô; convide-a pra ir em horários regulares e preste atenção se por acaso você dá à criança mais atenção (boa ou má) quando ela deixa escapar xixi do que quando ela usa o banheiro. Não deixe isso acontecer. Limpe as escapadas pacientemente e dê a ela muitos abraços sempre que ela usar o vaso.

4-A criança faz xixi, mas nunca faz cocô no banheiro: Possíveis motivos: ela não se sente à vontade; fazer cocô é algo demorado demais e ela não tem paciência de ficar sentada esperando; se sente desconfortável com a sensação de fazer sentada (já que ela está acostumada a fazer em pé ou se movimentando); não gosta do respingo de água ou xixi no seu bumbum; está com medo de sentir dor, talvez porque alguma vez teve dificuldade em fazer um cocô mais duro.

Em hipótese alguma fique brava com a criança ou a exponha na frente dos amigos. Ela não deixa escapar o xixi de propósito! É um processo que requer paciência e muito estímulo por parte dos adultos. Não force a criança a sentar no vaso, fique atenta aos sinais  e ao horário em que ela costuma fazer cocô. 

Uma outra situação que vale a pena ficarmos atentas é que ela não deve ficar com as perninhas balançando ao sentar no vaso, colocar os pés no chão ou em um apoio(banquinho) faz com que ela tenha maior estabilidade.

Para comemorarmos este momento tão marcante na vida dos pequenos, fizemos uma festa na qual todas as crianças que estavam no processo de desfralde, jogaram sua fralda no lixo. No blog da creche disponibilizamos algumas fotos dos cartazes e das atividades do projeto!
    
desfralde-04-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj

Professora Melissa Machado

4 comentários:

Toninha Ferreira disse...

Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
Ame mais, reclame menos!
Viva mais, se preocupe menos!
Agradeça mais questione menos!
Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
Bom noite!!!
Tenha uma semana cheia de bênçãos.
Toninha

Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
Bju
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

FanPage Educar – O primeiro passo

Adriana Duarte - Sentimentos Vivos disse...

Olá amiga! Passei pra desejar uma linda noite e uma semana de muita paz e felicidade,.
Deixo esse pensamento de um autor desconhecido que nos alerta como é bom ser feliz e para isto devemos viver bem.
Viver bem é não ter vergonha de ser feliz e curtir cada momento porque é único. É poder sentir e chorar de alegria, transbordar afeto, carinho e amor por onde passa. É acordar e ter a certeza de que esse será o melhor dia da sua vida!!!
Abraçoss

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Muito interessante esse assunto Mel. Adorei as dicas ficarão guardadas para os meus filhotes ( quanto eu tiver) e meus alunos. (se algum dia trabalhar em creche). Beiojosssss!!!

Genis disse...

Excelente Mel!
JM está totalmente desfraldado e essas dicas são realmente essenciais!
Bjus.