14 de setembro de 2012

Aula de Reforço

Como é difícil encontrar um professor particular para reforço escolar. 
Tenho amigas que procuram e quando acham não podem pagar, mas o problema da dificuldade não poderia ser resolvido com a colaboração nas tarefas, pelos pais?


De 3% a 7% das crianças apresentam alguma dificuldade real de aprendizado - decorrente, por exemplo, de problemas de visão ou audição, dislexia ou algum tipo de comprometimento neurológico.  Fora desse universo restrito, cabe à equipe pedagógica da escola atender de forma eficaz os alunos com diferentes ritmos de aprendizado, elaborando estratégias de ensino diversificadas e oferecendo plantões ou aulas de reforço.

O primeiro passo para entender por que seu filho está indo mal é acompanhar muito de perto a vida escolar dele. Oferecer um espaço tranquilo para que ele estude, supervisionar seus boletins, conferir sua lição de casa e as anotações feitas em aula, nos cadernos - além de ouvir com atenção o que ele tem a dizer sobre a escola e os professores -, são deveres dos pais. O objetivo não é pressionar o aluno a se destacar dos colegas nem fazer a lição de casa por ele: é dar amparo para que ele progrida por seus próprios esforços. É uma boa ideia também estimular o interesse pelas matérias nos horários de lazer, comprando livros ou visitando exposições. Finalmente, é fundamental que os pais conversem regularmente com os professores, para conhecer em profundidade o método do colégio e o comportamento do filho no ambiente escolar. O sucesso do aluno depende da parceria dos pais com a equipe pedagógica.

Cris Chabes

Um comentário:

Escola Promorar disse...

Olá Cris. A família deve estar de mãos dadas com a escola para o exito escolar da criança. Um post excelente. Estamos começando nosso blog e gostaria muito de contar com seu apoio. Se puderes faça-nos uma visitinha. Será uma honra recebê-la em nosso cantinho.
http://lugardegentefeliz-empromorar.blogspot.com.br
Abraços
Equipe da Escola Promorar