2 de setembro de 2012

A Educação Especial


Patrícia Vital Oliveira
No dia 23 de agosto tive aqui em meu Município o Encontro de II Professores e Supervisores de alunos Inclusos. O Encontro foi promovido pelo CAAPE (Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Estudante com dificuldades de Aprendizagem)  que é dirigido pela Geane Patrícia, minha grande amiga, e pela equipe de Inclusão (coordenando pelas Guerreiras Mônica Penna e Bebel Vianna).

Tivemos um dia demasiadamente especial, principalmente  para aqueles que acreditam que a Educação Especial é uma "potência"  que está cada vez mais ganhando espaço mostrando que é possível acreditar e reconhecer que o ser humano pode ser mais do que um rótulo.

Resolvi compartilhar com vocês a minha ida a este evento, pois gostei bastante da palestrante que tive a oportunidade de ouvir. O nome dela é Helen Azevedo. Uma pessoa sensacional que sabe e fala bem sobre o assunto, pois vivencia na pele o que é educar um aluno com necessidades Educacionais Especiais. 

Durante sua explanação nos trouxe vários assuntos importantes de se pensar e refletir , mas o que mais me chamou a atenção foi sua fala sobre a necessidade de estarmos de fato engajados e "amarmos" o nosso trabalho. 

Hoje em dia, se olharmos bem ao nosso redor todos os nossos alunos são especiais, todos precisam de um olhar mais atento. A educação Especial está em todas as nossas salas de aula e nós como professores precisamos nos dar conta dessa grande tarefa que nos espera.


Como? Nos especializando, cobrando de nossas secretarias cursos e capacitações, mostrando interesse e acima de tudo estando fundamentados. ( transcrevo aqui a fala da Helen porque o que acredito também)

Essas são algumas das muitas falas importantes trazidas no encontro e eu não poderia deixar de compartilhar aqui. Principalmente porque nosso lema é a Educação em Foco.

Uma Ótima Semana a todos!


9 comentários:

Profª Lourdes disse...

Olá querida amiga! Em primeiro lugar quero me desculpar por está passando aqui e com um comentário prontinho. Costuma fazer isto nos Domingos porque tenho mais um tempinho e desejo visitar o maior número de seguidores. Mas o que importa mesmo e fazer te uma visita para desejar muita paz, saúde , sucesso e felicidade, com a realização dos teus sonhos. E como reflexão deixo esse lindo pensamento de Mestre Khane que diz:
“Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.” Abraços, fica na paz de Deus.



amiga, tem sorteio no blog, livros e camisetas, passa lá participa, será um prazer te ver participando.

Helen Azevedo disse...

Olá Vanessa!!
Parabéns pelo Blog!

O mais importante no nosso encontro foram as trocas de experiências,muito bom compartilha]r com vcs minhas vivências e perceber nas falas que é possível, que não só eu outras pessoas conseguem perceber que a inclusão é possível.
Bjs no seu coração
Gostei muito de te conhecer
Helen Azevedo

Helen Azevedo disse...

Olá Vanessa!!

O mais importante nesse encontro foram as trocas de experiências.
Poder compartilhar minhas vivências com vcs é sempre muito gostoso.
Muito bom ouvir as experiência e perceber que através de vcs que a inclusão é possível.
Agradeço seus comentários.
bjs no seu coração
Helen Azevedo

Toninha Ferreira disse...

Parabéns pela postagem.
Bju

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Concordo com você Helen. A troca de experiências nos põe mais perto das possibilidades. Os pés ficam mais seguros para pisar o chão da inclusão. Falo isso por experiência própria. Um beijo grande a ti!

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Obrigada Toninha. Sempre bom ter tuas leituras! Abraço! <3

Anônimo disse...

Sou Jussara de Oliveira,mãe da Lizandra Thaís, aluna NE e aluna da Helen Azevedo fiquei muito feliz em saber que tem outros profissionais interessado e disposto a trabalhar com especiais. Parabéns a esses profissionais. Resalto eu e minha filha somos prova viva do empenho, capacidade e amor da Professora Helen Azevedo.Estamos a disposição dela e de qualquer profissional sério para o progresso da inclusão também nas escola. Helen ,meu muito obrigada por tudo que você tem feito para os alunos e mães especiais. meu email é j.tassarah@ig.com.br Atenciosamente, Jussara.

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Olá Jussara, que bom ter sua participação aqui. E te digo que já sou fã da Lizandra, pudemos ver claramente o carinho e o cuidado que a Helen tem com ela. Incluir é mais do que um dever, por isso trouxe essa experiência para cá. E sua participação como mãe é fundamental para que outros responsáveis e professores compreendam a importância dessa união entre a família e a escola. Um abraço grande!

Genis disse...

Olá Vanessa, esse tema é de suma importância para nós educadoras. Precisamos nos capacitar sim, pois a inclusão está aí, batendo em nossas portas.
Tenho alguns alunos "especiais" e sinto muita a falta de capacitações para os docentes.
Bjus!