4 de setembro de 2012

5 dicas de organização da sala de aula para professores

O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Confira 5 dicas de organização da sala de aula para professores

Crédito: Shutterstock.com

Vale a pena se esforçar para que a classe seja um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento das atividades e capacidades dos estudantes
A maneira como a sala de aula está disposta pode fazer tanta diferença quanto a sua atitude para a eficiência do ensino. Vale a pena se esforçar para que a classe seja um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento das atividades e capacidades dos estudantes, de participação e envolvimento.

Confira a seguir 5 dicas de organização que podem ajudar você:

5 dicas de organização da sala de aula: Decoração
Separe a sala em diferentes áreas de acordo com as paredes. Uma delas pode ser, por exemplo, a área de exposição dos trabalhos dos alunos, com cartazes e trabalhos exemplares. Se administrado da maneira certa, pode servir como motivação para que os estudantes se esforcem mais para colocarem seus trabalhos como exemplo. Outra dica é uma parede da Segunda Guerra Mundial, Idade Média ou "Cenários Brasileiros", com exibições e conteúdos extras daquilo que está sendo ensinado no momento.

5 dicas de organização da sala de aula: Atualize cronogramas
Em um local visível você pode colocar o cronograma das aulas do mês, com os conteúdos que serão vistos, datas de provas e prazos de entrega de trabalho. Escolha um aluno da sala para que mantenha o quadro atualizado e reveze esse papel uma vez por mês, desenvolvendo nos alunos o senso de responsabilidade e comprometimento com os colegas.


5 dicas de organização da sala de aula: Separe as carteiras
Cada fileira de carteira deve estar disposta de forma que a circulação entre elas seja fácil e acessível. Você pode organizar de maneira fixa ou trocar a disposição dependendo da aula para promover debates e discussões. Independente do local onde estiverem, todos os alunos devem ter uma boa visão da lousa e área de apresentação.

5 dicas de organização da sala de aula: Foco e atenção
Muitas vezes a conversa e falta de concentração dos alunos pode ser causada pela maneira como eles estão distribuídos em sala. Repense essa organização e procure a melhor solução para que o ensino esteja garantido.

5 dicas de organização da sala de aula: A mentalidade correta
A sala de aula deve funcionar como um ambiente positivo e acolhedor tanto para você quanto para os alunos. A organização sozinha não consegue alcançar esse objetivo. A mentalidade correta deve partir de você e servir como exemplo para os estudantes, com a organização e decoração funcionando paralelamente e como complementação dessa perspectiva.


5 comentários:

Glauh Pima disse...

Oi Genis adoro as suas dicas...essas eu já uso com a minha turminha...só a exibição do cronograma que eu ando meia desleixada e não ando colocando...mas com eles é no sistema de rotina diária ja que não tenho provas e os conteúdos vem pra mim a cada 15 dias...mas toda semana eles sabem do que iremos falar...
Beijos...

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Adorei Genis. Essas dicas são por demais importantes. Um sala de aula acolhedora ajuda muito no bom andamento dos trabalhos. E o mais legal, os alnos se sentem donos daquele espaço e cuidam com mais carinho.
Arrasou! Beijos

marquecomx disse...

Olá Educadoras, como vai?

Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.
Multiplicadoras, Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

http://www.marquecomx.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Genis disse...

Colocar os alunos cientes do que vamos tratar durante o dia, a semana é super importante, pois assim, eles se sentem parte do processo.
Bjus!

Genis disse...

Organização e planejamento sempre!!!!
Bjus!