27 de agosto de 2012

Projeto Desfralde (Parte I)

Iniciamos o desfralde normalmente no maternal I, as crianças ao completarem 2 aninhos já são estimuladas a pedir para usar o vasinho. Esse trabalho requer paciência e parceria com a família. Nossas educadoras são orientadas, os pais recebem em casa um texto explicando sobre o desfralde e fazemos uma espécie de "ritual" para celebrar o "adeus às fraldas".
Segue abaixo um texto feito com várias informações retiradas na internet, que costumamos enviar para as famílias:


Informações sobre o processo de desfralde
Aprender a usar o banheiro é um processo composto de diversas etapas, a criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranquilo para ambos. É uma conquista dela, não sua.
Para que a criança aprenda a usar o banheiro, é preciso que você a ensine. Diga a ela quais são as etapas: avisar que precisa ir ao banheiro, despir-se, limpar-se, dar descarga e lavar as mãos. Cada uma dessas etapas leva algum tempo. Por isso, lembre-se de reforçar o sucesso da criança com elogios ao final de cada etapa. A atitude da criança e o domínio da etapa anterior dirão quando ela estará pronta para aprender a próxima etapa. A meta final é importante, mas as pequenas conquistas também são. Lembre-se: o sucesso inicial depende da criança entender o uso do banheiro, não de aprender tudo de uma só vez. Fale claramente o que espera dela.

A sintonia entre pais e escola é fundamental e, para isso, é importante que pais e educadoras observem alguns detalhes:
• A criança verbaliza que fez ou vai fazer xixi ou cocô;

• Caminha com autonomia e equilíbrio;
• Sobe e desce escadas fazendo uso alternado dos pés;
• Fica com a fralda seca por intervalos cada vez maiores;
• Mostra interesse e desejo em usar o vaso sanitário;
• Incomoda-se com a fralda cheia.

Dicas úteis:
  • Vista a criança com roupas fáceis de tirar e colocar. Ajude-a a aprender a despir-se e a vestir-se, pois isso faz parte do aprendizado.
  • Inicialmente, tanto meninos quanto meninas sentem-se mais seguros fazendo suas necessidades sentadas no vaso. Se começarem a aprender a urinar de pé, talvez os meninos não queiram se sentar para evacuar.
  • Observe a criança. Caretas, resmungos e a famosa "dancinha" podem ser sinais de urgência em usar o banheiro. Quando observar esses movimentos, pergunte se ela está com vontade de ir ao banheiro.
  • Pergunte, também, se ela quer que você desabotoe suas calças. Ofereça-se para lembrá-la sempre que precisa ir ao banheiro.
  • Elogie a criança. Não deixe de elogiá-la quando ela lhe disser que está com vontade de ir ao banheiro, mesmo que a iniciativa tenha sido sua.
  • Deixe ela dar descarga, mas fique atenta as vontades da criança.  Há crianças que ou não gostam do som da descarga ou têm medo; Além disso, tente consolá-la se ela ficar triste ao ver as fezes desaparecerem no vaso.
  • Depois de iniciado o processo, não se deve voltar atrás. Uma vez iniciado o processo, a criança deve permanecer sem fralda durante todo o tempo na creche. |Só é permitido ficar de fralda na hora do sono, mas imediatamente ao acordar, a responsável pela criança deve retirar a fralda e levar a criança ao banheiro.
  • Convide a criança para ir ao banheiro regularmente.
  • Ajude e orientar o menino a posicionar adequadamente o pênis, quando for fazer xixi sentado ou em pé, para evitar que a criança se molhe ou suje o banheiro. Deixar que o menino escolha como quer fazer xixi, sentado ou em pé, até que ele se sinta seguro o suficiente para fazer apenas em pé.
  • Limpe a criança e oriente-a quando ela quiser fazer sozinha. Lembre-se SEMPRE de lavar as mãos e ensine a criança a fazê-lo;
Seja tolerante quando o xixi ou cocô escaparem. 
Tenha paciência! 
É um processo que pode durar alguns dias ou meses. 
Jamais culpe a criança por ter feito xixi na calça!

Normalmente as crianças começam a o desfralde pelo xixi e só depois sentem –se seguras para usar o penico ou vaso para fazer cocô.
Acidentes são normais. Às vezes, a criança não consegue segurar a urina e as fezes. Não se preocupe porque isso é natural e faz parte do processo de aprendizado. Se a criança se habituar a segurar a vontade de ir ao banheiro, acabará tendo prisão de ventre, o que pode tornar doloroso o processo de ir ao banheiro. 

Um dos livros que utilizamos para introduzir o assunto para as crianças foi  “O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido Van Genechten, editora Brinque Book. O livro fez um sucesso, as crianças queriam levar para casa todos os dias!


Tenham uma ótima semana!

6 comentários:

1 2 3 kontas 1 vez disse...

Olá,
sou de Portugal e achei o máximo o seu texto relativo ao «desfralde».
Parabéns.
Já a sigo!
: )

Genis disse...

Oi querida, adorei o projetinho!
Todas as escolas com crianças nessa faixa etária, poderiam pensar num projeto de desfralde.
Bjus, Genis

Educação Infantil disse...

Adorei o texto, fala tudo e de uma maneira clara. Parabéns

Toninha Ferreira disse...

Ótimas dicas.
Bju
Toninha

Anônimo disse...

Gostei muito das dicas!

Marcia disse...

adorei chegou em boa hora!