26 de agosto de 2012

Educar, dever de quem?


Hoje  trago para nossa reflexão uma provocação. 
Encontrei a imagem abaixo lá no Facebook, foi compartilhada pela escritora Roseana Murray e publicado pela Página Gentileza Gera Gentileza. Muito bem divulgado pelo pessoal da Revista Vida Simples. E que de fato tem realizado um ótimo trabalho por onde passam.

Vamos a imagem?


Não quero com esta imagem me desfazer de meu dever enquanto professora, mas sim, pensar sobre a distribuição das tarefas em nossa sociedade. Será que temos cumprido nossa tarefa corretamente? Nós pais, professores, alunos...
Será que temos consciência de que se não fizermos bem nossa tarefa, ou pelo menos se não nos preocuparmos com ela podemos colocar em prejuízo todo um processo de socialização e de educação?

Desculpem-me mas precisei trazer para cá para cumprir meu papel enquanto educadora, como aluna e como cidadã. Não quero que meu trabalho seja facilitado o que desejo é que meus alunos tenham direito a uma boa educação e isso depende também e não somente de mim. 

Entre nessa luta você também. (você pai, aluno, leitor, professor). Queira um futuro melhor e não um futuro fácil!

4 comentários:

Juliana Reis disse...

Vanessa, adorei o seu post! Também penso assim... é um erro GRANDE colocar o papel da educação só na escola. A educação começa em casa, a escola é apenas parceira neste processo.
Já escrevi sobre isso há alguns meses atrás, incluindo a visão de Içami Tiba, se quiser me visitar ia adorar:
http://compromissodemae.blogspot.com.br/2012/02/o-papel-da-escola.html
Beijão,
Ju

Prô Cris Chabes disse...

OLá Vanessa adorei esse post,vou divulgar no face da minha escola, que é um grupo de professores. Todos nós ´já sabemos disso, mas os pais se esquecem que quando educam os filhos educam para o mundo e não para si, então quando uma criança pode tudo em casa, também pode tudo na escola. Ninguém consegue conter uma criança que tem o mundo girando a seu redor. Essa é a educação que nossos alunos precisam. Regras e limites formam a personalidade para o mundo. Não mata ninguém. Beijocas
Cris Chabes

Genis disse...

Falou tudo, querida.
Vou lá conferir seu post.

Genis disse...

Parceria sempre: Escola e Família!
Bjus