24 de agosto de 2012

Dia da Infância


Hoje, dia 24 de Agosto, é o dia da infância. A data foi instituída pela UNICEF e é bem diferente do tradicional e popular Dia das Crianças, pois o objetivo não é presentear, mas sim promover uma reflexão sobre as condições de vida de nossas crianças em todo mundo.  Todas as crianças têm direitos básicos, tais como: alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade, ambiente familiar e vida social. Devem também ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência, segundo consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança. 

Que bom seria se todas as crianças tivessem esses direitos preservados, não é mesmo? A realidade é bem diferente da prática e o que vemos por aí são tantos problemas... crianças sendo exploradas e violentadas, fisicamente e sexualmente, muitas vezes dentro do próprio lar; sem acesso aos direitos básicos e sem poder exercer seu papel de criança, sendo privadas do direito de brincar, criar e fantasiar.

Sempre me pego pensando nas crianças que tem esses direitos básicos cessados. É uma época que não volta mais, período precioso e determinante para formar o cidadão do futuro. Tem um documentário muito interessante sobre a invenção da infância, fiz um post sobre o assunto, incluindo o documentário, vale a pena ver e refletir: A INVENÇÃO DA INFÂNCIA.

Além das crianças que não tem o direito à infância, o documentário aborda também outro ponto: o de crianças que têm tudo, mas possuem tantas atividades, que também não tem tempo para ter infância.

Fico por aqui agradecendo por ter tido uma infância maravilhosa e por poder proporcionar ao meu filho uma infância colorida e feliz. Mas, fico aqui também sonhando com um futuro melhor para todas as crianças e pedindo a Deus que me dê as condições de contribuir de alguma forma para isso.



4 comentários:

Juliana Reis disse...

Genis, que honra ver meu texto neste blog tão maravilhoso que é o Educação em Foco!
Pode contar comigo sempre que precisar, de verdade!
Beijão,
Ju

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Interessantíssimo. Uma bela discussão Juliana. As crianças precisam ser bem tratadas, são serres humanos como todos os outros e merecem muito respeito. Também tenho muito que agradecer pela infância que tive. Parabéns e obrigada!! =)

Genis disse...

Seja sempre bem vinda.
Este espaço é seu tb!
Bjusssssssss

Juliana Reis disse...

Obrigada Vanessa! :)