21 de agosto de 2012

10 bibliotecas virtuais onde você pode baixar gratuitamente diversos clássicos da literatura


1. Brasiliana USP 


A biblioteca digital da Universidade de São Paulo possui uma pequena porcentagem do seu acervo
 focado em autores brasileiros ou obras ligadas à cultura nacional, como por exemplo Debret, Machado de Assis, José de Alencar e Olavo Bilac.


2. Domínio Público 


Desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação.



3. Biblioteca Nacional 



Um dos maiores acervos do país já tem boa parte da sua versão virtual catalogada. O foco da biblioteca são os mapas, fotografias e periódicos. 



4. Arquivo Público do Estado de São Paulo 



Procura arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo Jornais? Aqui você encontra! O Arquivo Público do Estado traz uma série de revistas, Fotografias, vídeos e anuários estatísticos. A seção Memória da Educação é um prato cheio para professores.



5. Acervo Digitais de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida - UFPB 



Com foco na cultura nordestina, a biblioteca traz cerca de 9 mil títulos e 15 mil exemplares. Esta biblioteca é mantida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A biblioteca apresenta-se como a maior guardiã no Brasil desse tipo de acervo.



6. Biblioteca Digital Paulo Freire 



Também pertencente à Universidade Federal da Paraíba, a biblioteca traz um rico acervo sobre o educador que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências e, inclusive, diversas críticas e análises relacionadas a seu trabalho.



7. Biblioteca Digital Mundial 



Criada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes de literatura, áudio, mapas e fotografias provenientes de países e culturas de todo o mundo. As pesquisas podem ser feitas em sete línguas diferentes e as buscas, feitas por período.



8. Coleção Aplauso 



Traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais; além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias de todo o país.



9. Wikilivros 



Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.



10. Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) - FEUSP 



Banco de dados que disponibiliza pela internet o acesso à produção das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX até os dias atuais e fornece referenciais e fontes.

Fonte do estudo e imagem: Evento Conecta.



Professora Genis

http://mamaegenis.blogspot.com.br/

4 comentários:

Mamãe Nádia disse...

Adorei essas dicas!!! Vai ser muito útil pra mim! Bjos!

Chris Ferreira disse...

Que máximo!
Adorei!
Beijo
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Anotando aqui!!

Genis disse...

Que bom que gostaram!!!
Tudo que vejo de interessante, penso logo em compartilhar aqui!!