24 de junho de 2012

Meio ambiente na escola...

Hoje compartilho com vocês um trabalho realizado com minha turma de 2° sobre o meio ambiente. Como todos pensavam sobre o ambiente por conta da Rio + 20 (mais que um dever) a escola não poderia ficar alheia. A televisão, a internet divulgando... E a escola, por sua vez (deveria), pensando.

bem...

Primeiro pensamos sobre o que é o meio ambiente e por que ele é tão importante, conversamos muito mesmo.
Depois criamos o poema que demos o título  A TERRA. Vejam aqui em baixo.




No dia seguinte observamos algumas imagens sobre um planeta saudável e um planeta mal tratado e montamos um cartaz sobre o planeta que queremos. Vejam como ficou:

Veja mais fotos em nosso álbum - clicando aqui

Após a confecção do cartaz fomos passear pela escola para observar o que poderíamos fazer para melhorar o espaço onde estamos todos os dias. e chegamos às seguintes conclusões:

Depois assistimos alguns vídeos sobre a preservação do meio ambiente e escrevemos uma carta para os participantes da Rio+20. Leiam:

 O PLANETA QUE QUEREMOS
VEJA O RESTANTE DAS IMAGENS CLICANDO AQUI

 O PLANETA TEM QUE SER PRESERVADO CASO CONTRÁRIO UMA TRAGÉDIA ACONTECERÁ. É PRESCISO CUIDAR BEM DAS ÁRVORES E DOS RIOS PARA NÃO DESMATAR A NATUREZA.  TAMBÉM É IMPORTANTE JOGAR LIXO NAS LIXEIRAS PARA NÃO ENTUPIR OS BUEIROS E CAUSAR ENXENTES E DEGUE. SE NÃO AGIRMOS ASSIM SERÁ RUIM PARA NÓS MESMOS.
VOCÊS DO RIO + 20 TÊM RAZÃO DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PORQUE, SEM VOCÊS, NÓS TODOS CORREMOS O RISCO DE MORRER.
A TERRA FICA TRISTE QUANDO CORTAM SUAS ÁRVORES E TAMBÉM QUANDO JOGAMOS LIXO NOS RIOS,  PORTANTO DEVE ESTAR MUITO FELIZ COM O ENVENTO DO RIO + 20, POIS  COM ELE O MUNDO PODE DESCOBRIR QUE É POSSÍVEL MELHORAR.

TURMA 202 -  Pensando sobre o meio ambiente! 
  

Essa semana de trabalho foi bem interessante. Uma aluna trouxe para sala uma revista com o tema Rio + 20 que exploramos bastante. E durante os dias que seguiram os alunos sempre vinham comentando sobre o Rio+20 que passava na televisão.
Percebi que o evento era grande, pena que pouco explorando nas cidades de nosso país. Mas as crianças estão aprendendo e como elas serão os Herdeiros do futuro. Valeu a pena. 

Um abraço a todos por aqui! 
Se você quiser saber mais sobre 
o que tem acontecido com meus pequenos
visite e siga o blog
 

3 comentários:

Ildo Silva disse...

Educar a consciência dos pequenos de hoje deve ser uma constância no dia a dia, só assim deixaremos um legado de amor, paz e união às novas gerações e teremos a certeza da continuidade da vida.

Belo trabalho com teus pequenos Vanessa, feliz por conhecê-lo e por tua dedicação a um ensino cada vez mais significativo e promissor em prol de um futuro melhor a todos.

Bons pensamentos e bons atos.

Genis disse...

Muito interessante Vanessa.
Parabéns por levar a consciência ambiental para os pequenos.
Bjus, Genis

Professor Gilberto Cantu disse...

Oi Venessa, prazer encontrá-la em meu cantinho.
Parabéns pelo trabalho com os pequeninos sobre o meio ambiente.
Quem sabe reeducando-os teremos ações que preservem e melhorem nosso ambiente.
Se esperarmos por essas reuniões de figurões que mais gastam o dinheiro público do que ajudam o meio ambiente não sei teremos melhoras.
Um abraço.
Sucesso em seu trabalho.