17 de junho de 2012

Educar com Jornal - Inovar para renovar

Olá Pessoal,

Como vocês sabem estou concluindo minha graduação e como meu tema é tecnologia e a aprendizagem significativa só enxergo e respiro esses assuntos. Bem, a monografia está finalizada e será apresentada amanhã. Mas hoje gostaria de compartilhar com vocês esse belo assunto que encontrei lá na Blogsfera da Marly e também no Blog programa Jornal e Educação.
O assunto discutido por lá é a escrita, a leitura, a criação e a prendizagem que podem ocorrer quando se utiliza o jornal como um recurso pedagógico. De acordo com o artigo no blog da Marly:

Trabalhar  com jornais , identificando a sua estrutura, 
buscar temas interessantes para discutí-los em sala de aula 
gera aulas muito dinâmica.

Eis o que constatamos quando nos direcionamos ao blog Jornal e educação. Vejam:


Confesso que fiquei entusiasmada com o assunto. Mais uma forma que temos para trazer à tona a importancia da leitura em nossas escolas. E poderíamos começar pela memória da própra escola, dos alunos, de assuntos que estejam ao alcance deles e que que lhes gerem curiosidades. 
Esta ai uma ótima dica para inovar e monstrar que a leitura e a escrita são indispensáveis para nosso desenvolvimento enquanto cidadãos críticos e conscientes de nosso estar na sociedade.
Não deixe de conhecer o blog da Marly, por lá você encontra muitas sugestões interessantíssimas. E no blog do porjeto Jornal e Educação, além de se encantar, você encontra muitas ideias e sugestões de como tornar suas aulas agradáveis e significativas para os alunos... Além, é claro, de trocar suas experiências. 

Algumas ideias que deram certo!



Vamos esticar essa teia. Porque assim veremos mudanças em nossa educação.


Um beijo grande a todos vocês e uma ótima semana!
Profº Vanessa Vieira

5 comentários:

Genis disse...

Oi Vanessa!
Quando lecionava para as séries iniciais, tínhamos a Roda da Notícia todas às segundas feiras e o jornal era trazido pelas crianças. Cada criança era responsável por cada semana.
Era muito produtivo mesmo.
Bj grande, Genis.

Toninha Ferreira disse...

O bom de trabalhar com o jornal é que incentiva a criança a ler e buscar notícia que acontecem fora ou dentro de sua cidade ou país.
Sou professora de Português e uso muito para debates e redação. O meu tema do projeto é "Ampliando Ideias".
bjokas.

Comunicação e Cultura disse...

Olá professoras! Parabéns pelo blog!
Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Visitem o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostarem, por favor, nos ajudem a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente. Aproveitamos a oportunidade para informar que estamos ofertando uam formação a distância em Jornal Escolar para o Nordeste e cidades do Vale do Jequitinhonha. Mais informações através do email participe@jornalescolar.org.br. Grande abraço!

Vanessa Vieira disse...

Gente, Adorei mesmo as experiências de vocês. Quero muito colocar em prática em minha escola essa ideia. Nossos alunos precisam saber o que é ler por prazer...

Vanessa Vieira disse...

Olá! Comunicação e Cultura, irei divulgar essa pérola lá no blog Diálogo com as TIC's. Vale a pena participar desse Projeto! Abraços.