16 de abril de 2012

Ler por prazer

A leitura sempre esteve presente em minha vida, adorava ler de tudo, jornais, revistas e principalmete livros! Lembro que na minha época de estudante, li a coleção inteira "Só para gostar de ler" e lia muito, apenas pelo prazer de ler!

Minha filha acabou seguindo o mesmo caminho e vira e mexe procura algo diferente para ler, esta semana leu um livro de receitas e depois começou a ler uma bíblia infantil! Ela ainda tem 6 anos, mas seu conhecimento literário é muito grande!

Incentivo muito a leitura no dia-a-dia de meus alunos, leio tudo que é possível de se ler! Longe de cobranças de interpretação de textos, de perguntas óbvias, estimulando apenas o gosto por essa viagem tão incrível!

Os pequenos gostam de livros cheios de imagens, mas já trouxe textos sem ilustração  nenhuma e eles logo já foram falando:  "Ahhhhh, não tem desenho?" e eu pedi que enquanto eu estivesse lendo o "que estava escrito ali" era para eles imaginarem, criarem os desenhos na sua cabeça! Eles entraram na brincadeira e foi sensacional...após a minha leitura cada um desenhou a história do seu jeito!

Trago como indicação de leitura hoje, a coleção  "Corpim" de Ziraldo que exploramos muito no projeto "Tudo bem ser diferente" e foi um sucesso!!