15 de abril de 2012

E voltamos a letra cursiva...



Há algum tempo a Melissa trouxe para nossa reflexão um artigo sobre a letra cursiva (veja aqui) e percebi que o tema foi bastante aceito e discutido.Esta semana, vendo as atualizações de um grupo que faço parte lá no face (aqui), coordenado pela professora     Suely Aymonevi a sugestão do artigo abaixo. Achei umportante compartilhá-lo aqui para que nossa discussão seja ampliada e novos conhecimentos nos sejam possíveis.
Lembro-me que na época, disse, em um comentário, que achava a letra cursiva ultrapassada, mas lendo este artigo mudei minha ideia, pois o mesmo me fundamentou sobre a importância desse exercício junto com os pequenos. 

Vejam:




"Se seu filho está no Ensino Fundamental e não consegue fazer aquele traçado redondinho e perfeito das letras, não se alarme: ter letra bonita não é o essencial. Segundo os especialistas no assunto, a questão principal não é a beleza da letra. O importante é ajudá-lo a se exercitar para ter uma letra legível, para que ele possa efetivamente se comunicar por meio da escrita. "O cuidado precisa ser em ajudar a criança a ter uma letra legível, que possa ser compreendida por diferentes leitores, dentro e fora da sala de aula", diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, de São Paulo.



Uma letra legível se conquista com a prática, ressalta a neurocientista Elvira Souza Lima. "A letra da criança precisa ser compreensível para que ela e os outros leiam. E isso só se consegue com treino. A criança que desenha muito dos 3 aos 6 anos geralmente consegue educar melhor o movimento", afirma Elvira, que é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Sorbonne, em Paris.

Além de desenhar, exercícios de traçado e cópias de texto também ajudam a desenvolver os movimentos da mão. E para quem acha que a letra cursiva está ultrapassada por causa do uso cada vez mais freqüente da digitação e do computador, vale explicar: esse tipo de letra tem funções que vão além da comunicação escrita. A letra cursiva ajuda a criança a entender a divisão entre as palavras, a exercitar a memória e também a desenvolver habilidades para outras atividades, como o desenho de mapas e de gráficos."


Para mais informações visite o site: Educar para crescer

Um beijo forte e uma ótima páscoa á todos!!! 

6 comentários:

Magda Moreira disse...

Olá, amiga!!!! Passando aqui para te convidar a conhecer o meu novo Blog, que se chama Agenda dos Blogs. É um espaço destinado à divulgação de Blogs, que visa o compartilhamento de ideias e quer fortalecer os laços de amizades entre os Blogs.
Acesse e participe: http://agendadosblogs.blogspot.com
Clique em “ Faça parte você também” e veja as regrinhas à seguir.
Espero a sua presença nesse novo espaço. Bjs!!!!!
Agenda dos Blogs.

melissa disse...

O importante é a criança desenhar bastante, brincar muito e desenvolver bem a coordenação motora na Educação Infantil.Vejo algumas escolas torturando crianças de 4 e 5 anos em intermináveis treinos de letra cursiva e pontilhados!!!!A cr nesta idade tem que brincar!Algumas escolas estão exigindo a letra cursiva logo no primeiro e eu acho um absurdo isso.As professoras empurram a responsabilidade para os professores de Educação Infantil!Aprender a letra cursiva é sim importante,mas na hora certa!

Toninha Ferreira disse...

Bom a letra cursiva é bastante discutida principalmente na Ed. Inf. sabendo que, as crianças só se depara com letra script e assim fica mais fácil a visualização e a alfabetização. a minha finha por exemplo sempre escrever dos dois geito mas, prefere a letra script que é mais fácil de se visualizar.

Renata Marques disse...

Aqui em casa tenho uma filha de 6 anos que está no 1º ano há 7 meses e aprendeu a letra cursiva. Na pré-escola era só a letra de máquina, mas sem compromisso. Ainda bem que sua letra é bonitinha naturalmente.

Cristiane disse...

Esta semana meu filho de 4 anos tinha tarefa de das vogais na letra cursiva foi uma confusão pra ele conseguir... Mas é comum pra idade não é?? cris

Prô Cris Chabes disse...

Olá vanessa
Eu acho que como exercício de coordenação motora na educação infantil há atividades mais adequadas
Estou com uma turma de 2o. ano e trabalho uma aula por semana com letra cursiva pois eles tem muita dificuldade
no ano passado fiz o mesmo com a outra turma que era de 1o ano e agora todos já conseguem escrever bem em letra cursiva
essa classe que estou não trabalhou assim.
acho um exercicio bom de coordenação motora fina para diferentes atividades, mas nada impede que eles adotem a melhor maneira de escrever (cursiva ou bastão) o que importa é a compreensão da informação que se quer transmitir
Beijocas
Cris Chabes