27 de março de 2012

Rotina para autistas

A rotina é um momento muito importante para os alunos mesmo maiores, pois organiza todas as atividades por etapas e deixam planejar melhor o seu dia.
Na sala de alfabetização você pode utilizar figuras que representam esses momentos diversificados na escola (esses desenhos são da Mônica encontrei na net), colocados no varal permite ter uma visão ampla dos afazeres do dia escolar.



Agora pense nessa rotina com autistas dentro da sala precisamos de um recurso e este recurso me fez pensar que se eles tivessem uma placa comprida e individual como essa com E.V.A e buraquinhos para colocar palitinhos com os mesmos símbolos do varal comum da sala, deu certo!



O acompanhamento é de toda sala ao mesmo tempo, eles vão interagindo com o nosso mundo sem perceber e muitas vezes os amigos os ajudam simbolizando juntos é muito interessante.Temos que sempre aproximá-los da nossa atividade adaptando material no passar do tempo essa interação transforma em palavras que nomeiam os momentos os que deixam ainda mais inteirados do momento! (essa próxima foto coloquei de pé na janela, mas normalmente para que o aluno possa consultar sempre esse cartaz fica na lateral da carteira).



De uma ideia a outra vamos transformando o prazer destes alunos em estar em meio a sociedade!



 ..............................................................................................................
Quer participar do  blog Educação em Foco?
Nos envie uma postagem!
Coloque seu conhecimento na Rede!
Divulgue seu trabalho!


2 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Que interessante! parabéns pela iniciativa e obrigada por compartilhar este belo trabalho aqui no Educação em Foco! Abraço forte!

Prô Cris Chabes disse...

Fiz um curso sobre Autismo com a criadora da Auma Eliane Boralli e ela por ter uma filha com autismo estudou diferentes áreas para ajudar sua filha.
Esse material é realmente muito útil e proporciona uma interação entre a criança e quem lida com ela seja na escola ou em casa.
Parabéns pelo post e pelas fotos
Beijocas
Cris Chabes