14 de março de 2012

Pai dos "burros" NÃO, esse é o amigo dicionário



Quando era pequena escutava essa frase: "Vamos procurar essa palavra no pai dos burros!"
Hoje acho essa ideia um absurdo! Só uso o dicionário quem realmente quer tirar dúvidas e aprender ainda mais. Ele é um aliado para alunos e professores. Faço uso dele na sala de aula e na internet sempre que preciso.

Agora é preciso aprender a usá-lo. Uma reportagem publicada na Revista Nova Escola/março de 2012 explica que é possível o uso do dicionário desde a alfabetização. 



"Durante a alfabetização, o objetivo principal é que os alunos se familiarizem com o livro e o vejam como um recurso a ser consultado sempre. Para isso, os primeiros passos são entender a organização dos verbetes e aprender que as palavras estão ali na ordem alfabética. Para ajudar nessas tarefas, as publicações voltadas para os mais novos reproduzem o alfabeto nas bordas das páginas. Assim, fica mais fácil identificar em que posição está a letra que inicia o termo buscado" texto na integra aqui 

É possível construir com a turma um dicionário pesquisando letra e letra, pesquisando palavras que começam com cada letra aliando a figuras.

Já trabalhei com a minha turma e foi muito produtivo!

Beijocas


2 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Genis,
Falou tudo!!! Esse apelido do dicionário deixa ele ainda mais distante das crianças! Adorei a postagem!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Toninha Ferreira disse...

Oi Genis.
Passei para te desejar um início de semana especial.