30 de março de 2012

"Entre os muros da escola"

Assisti esse filme nas reuniões pedagógicas na escola e é excelente tema para discussão sobre a importância do educador na sociedade.
Entre os muros da escola é um filme que retrata o papel do educador e sua importância na  sociedade contemporânea.
imagens do google
O difícil papel de educar é o tema central do filme “Entre os muros da escola” (França, 2008). Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado, o longa metragem do cineasta francês Laurent Cantet é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau e aborda o dia a dia de um grupo de professores e as situações e conflitos vividos em uma escola do subúrbio de Paris.
O filme é envolvente não só por seu realismo gritante (todos no elenco são professores, alunos e pais também na vida real, embora não estejam interpretando a si mesmos), mas também pela forma como as subtramas se delineiam.
Na história, o professor de francês François Marin tem de lidar não só com a falta de interesse dos alunos em sua disciplina, mas também com as diferenças sociais e culturais dentro das quatro paredes da sala de aula.
A ficção com ares de documentário levantou a discussão da situação de trabalho dos educadores, que se identificaram com os relatos do filme. O que mais chama a atenção é o retrato da escola como um lugar cheio de boas intenções, onde todos – professores e alunos – tentam acertar e muitas vezes erram nessa tentativa de acerto. 

Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisadora da Unesp, Luciene atribui muitas das dificuldades apresentadas pelos educadores como a falta de conhecimento e formação profissional. “Os professores têm curso para dar aula de história, dar aula de matemática ou língua portuguesa, mas não existe uma formação que seja suficiente para entender o psicológico das crianças e saber intervir”, afirma a pesquisadora. Luciene que salientou o importante papel do educador na formação de indivíduos. “A maioria das famílias de hoje não tem estrutura para educar sozinhas os seus filhos. Daí o papel importante do educador e a grande
tarefa da escola”, pontua. Outra importante questão abordada pelo filme é como estimular nos alunos o interesse em aprender. Luciene explica que a escola tem que aceitar que não está fora da sociedade, mas é um espelho do que acontece em casa. “Para educar é preciso olhar para o aluno como sujeito que pensa, e que erra buscando o acerto, como qualquer um de nós. É preciso que as crianças sintam interesse em aprender. A relação professor-aluno deve ser construída na base do respeito e da confiança. Assim, o professor se torna uma pessoa significativa e só uma pessoa significativa pode educar”, conclui.

5 comentários:

  1. Valeu pela dica do filme. São assuntos que ficam martelando na minha cabeça. Qual o papel do professor então numa sociedade que se diz globalizada? Vale a pena refletir e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Realmente fantástico Cris... Tive a oportunidade de assistir este filme na faculdade ele realmente nos leva a grandes reflexões...Nos mostra também que nós enquanto professores temos e devemos agir para provocar mudanças, mas isso só será possível se quisermos se aceitarmos o desafio. Muito bacana sua indicação. Abraço Forte!

    ResponderExcluir
  3. Tem selinho de Páscoa te esperando lá no blog. Bjos



    http://sosprofessor-atividades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal acredito que a reflexão sobre nosso trabalho nos permite avançar e compreender melhor qual a educação que queremos e podemos fazer
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente: “Para educar é preciso olhar para o aluno como sujeito que pensa, e que erra buscando o acerto, como qualquer um de nós. É preciso que as crianças sintam interesse em aprender. A relação professor-aluno deve ser construída na base do respeito e da confiança. Assim, o professor se torna uma pessoa significativa e só uma pessoa significativa pode educar”!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por participar!