15 de fevereiro de 2012

As expectativas para o novo ano letivo - Depoimento de Ingrid (12 anos)

Há pouco tempo atrás li um relato num blog de uma adolescente de 12 anos e seus "medos" de ir para um novo ano de escolaridade. (AQUI)
Fiquei pensando em nós professores, que correndo com o novo planejamento, com as novas dinâmicas, podemos nos esquecer que há muitos coraçãozinhos aflitos com o início do ano letivo.
Convidei essa adolescente, Ingrid Faria, pra nos falar um pouco sobre suas expectativas quanto ao novo ano letivo.

Sou Ingrid Faria, tenho 12 anos e vou estudar no 8º ano. Todo ano novo eu fico com expectativas de como será os professores, de como será o novo ano. Ainda mais quando eu troco de escola.
Quem conhece o blog da minha mãe o qual eu ajudo ela também, rs, sabe como eu tive medo de ir para o 8º ano (antiga 7ª série) por que muitas pessoas me falaram como é difícil a série, e uma menina que eu conheço até me disse “Duvido que você passe” então eu comecei a ficar com receio de voltar para escola, receio de ir para o 8º ano. Mas sabe com ajuda das blogueiras, rs, eu consegui perder esse medo e agora eu voltei com todas as expectativas que eu estava antes.
Tenho expectativas de fazer mais amigos, ajudar amigas a passarem de ano, ler mais livros, tentar me concentrar nas aulas de história (a mais difícil para eu me concentrar). Em relação aos professores quero tentar fazer amizades com algum deles. Como ano passado eu consegui fazer amizade com a professora de português e ela me ajudava sempre que eu precisava. 
Quero tentar quebrar essa corrente que os alunos tem que achar que os professores são chatos, velhos e bregas. A maioria dos alunos não dá uma “chance” para os professores serem legais. Olham na cara do mesmo e dizem que eles são chatos. Não quero ser assim, quero tentar dar uma chance para eles. Quero ser amiga. E eu vou tentar fazer isso, quer dizer. Eu vou conseguir!!

Beijinhos
Ingrid


Ingrid, querida...
Que este ano seja lindo pra você. Que você faça novos amigos e aprenda coisas novas! Que seus professores sejam como você imagina e façam diferença em sua vida!
Beijos, Profª Genis

14 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Olá Igrid. Muito bacana ler o seu relato aqui. Creio que seja o desejo de todo professor conseguir laços companheiros com seus alunos, assim fazemos nosso trabalho mais tranquilamente e os alunos também podem se desenvolver mais.

Gênis, que linda sua iniciativa. Adorei! Beijo ás duas!

Luly disse...

Q lindo Ingrid! q coragem linda de dizer tudo q pensa. Parabens! vc e muito linda e inteligente e muito educada tbm. E isso msm, estudar, ajudar os amiguinhos, respeitar os professores, vc esta no caminho correto :D beijos linda.

Otima materia. Parabens!

Diário da mãe e da filha disse...

Adorei estar por aqui, Genis, muito obrigada!!

Beijos
Ingrid

Diário da mãe e da filha disse...

Querida, muito obrigada pela oportunidade da Ingrid por aqui, rs. Adorei!!

Beijos!
Lilia

Futura mãmã disse...

Boa sorte no seu ano lectivo . bj

Cristiane disse...

Ingrid, sou professora e sei como é... Parabéns por ser esta garota que orgulha tanto sua mãe. Cris

Carol Liôa disse...

q linda! Ingrid vc é um amor! muto legal vc pensar nos professores realmente muitos ñ dão chances a eles! Parabens por ser uma menina tão querida! bjs

Aline disse...

Olha quem eu encontro por aqui!!

Ingrid muito bem feitinho essa postagem,bem clara e objetiva..adorei!!

Tens razão,quebrar esse preconceito de relacionamento entre professor X aluno é muito bacana,e assim como os estudantes pensam q professor é chato,e rabugento,tem tbm professores com idéias preconceituosas dos alunos,e lógico q outros não,saber respeitar o espaço de cada um é o segredo.

E vc já tem essa mente aberta..nossa show mesmo!!

Um abraço.

Aline!

Prô Cris Chabes disse...

Olá Ingrid
Adorei sua história
Gostaria de acompanhar sua trajetória e da tua turma esse ano e quem sabe no final do ano ler um novo depoimento
Espero que faça novos amigos e tenha um ótimo desenvolvimento na aprendizagem
Beijocas Genis e Ingrid
Cris Chabes

Andréia Sales disse...

Adorei o Relato da Ingrid.
Bjks

Rafa disse...

Ingrid, eu sempre pensei como vc, quando eu tinha a sua idade e sempre puxei minhas amigas para as aulas, entre uma fofoca e outra, é claro, rs.
Vc está super certa!
Bjus

Danny disse...

Parabéns pelo texto Ingrid e assim como já disse lá no blog da sua mãe, tenho certeza que vai tirar tudo de letra pois vc é muito inteligente.
Bjs!

Paloma Gavazza disse...

Ingrid que legal!! Adorei seu texto, vc é uma menina especial, adorei sua atitude de perder o medo e buscar novas amizades!!

Genis, muito legal essa iniciativa, adorei ver o texto da ingrid!! Bjão!!

Renata Marques disse...

Super legal esse depoimento, me fez recordar meu tempo de escola, eu era do tipo que ficava tão ansiosa que até passava mal no primeiro dia de aulas. Essa estudante está com uma atitude super positiva, que tenha um bom ano letivo!