2 de fevereiro de 2012

Dinâmica para volta às aulas!


Eu tenho uma pastinha do meu PC intitulada "Dinâmicas". Acho que muitos professores devem ter o mesmo! 
Uma dinâmica para quebrar o gelo do início do ano letivo ou mesmo durante o ano pra dá uma animada às aulas, é muito importante!
Vou citar um exemplo de dinâmica/jogo que já fiz e que foi bem legal.

Você conhece bem sua professora?
"Do you know your teacher well?"

Os alunos são separados por grupos e misturados entre alunos novatos e veteranos.
As frases são feitas em inglês, contando algo pessoal da vida do professor.
O grupo deverá ler as frases, entender e dizer se o que está escrito sobre o professor é verdadeiro ou falso, sempre justificando o palpite.

1) Eu nunca gostei de café.
2) Eu já fui assaltada várias vezes.
3) Meu marido é trigêmeo.
4) Eu vi o filme Gladiador 8 vezes.
5) Eu já andei num dromedário uma vez.
6) Eu tenho 2 filhos.
Etc.

O interessante é que, no final da brincadeira, os alunos conhecem melhor o professor, estreitando-se os laços afetivos em sala de aula.
Como tarefa complementar, cada aluno deverá escrever frases verdadeiras e falsas sobre si mesmo, a fim de repetir a brincadeira em pares na aula seguinte.
A propósito, com exceção da número seis, todas as frases acima são verdadeiras.
Para os alunos que estudam comigo há algum tempo, a brincadeira se torna muito mais engraçada! Por isto é importante misturar os alunos antigos com os novatos.

A dinâmica também pode ser feita em outros idiomas, claro!


Professora Genis

Um comentário:

Prô Cris Chabes disse...

Eu adorei a dinâmica. É possível fazer inclusive em grupos de professores.
Boa ideia
Beijocas
Cris Chabes